Greve paralisa escolas no distrito de Santarém

index

Realiza-se hoje dia 20 de Fevereiro, a greve convocada pela Federação dos Sindicatos da Função Pública para os trabalhadores não docentes na área da educação.

Ainda não estando totalmente contabilizados os efeitos da greve e tendo por a base a informação fornecida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) pode-se desde já apontar uma enorme adesão dos trabalhadores não docentes  à greve quer  a nível  nacional quer a nível regional.

No distrito de Santarém a generalidade das escolas ou encerraram ou funcionaram com serviços mínimos (muita debilidades de funcionamento), assegurados apenas pelos trabalhadores a desempenharem funções ao abrigo de contractos de emprego e inserção social.

A USS/CGTP-IN informa que até ao momento estavam conhecidos os encerramentos das seguintes escolas:

Concelho de Abrantes: Escola Básica nº 2, Sede do Agrupamento Manuel Fernandes,  Escola 1º Ciclo Lucília Moita, Escola 1º Ciclo Chainça, Jardim de Infância / Escola do 1º Ciclo António Torrado e Escola Básica 2/3 do Tramagal.

Concelho de Alpiarça: Sede do Agrupamento das Escolas de Alpiarça e  Jardim de Infância e Escola 1º Ciclo de Alpiarça.

Concelho de Benavente: Agrupamento de Escolas de Samora Correia, Escola Básica 1º Ciclo das Acácias-Samora Correia e Centro Escolar de Samora Correia.

Concelho de Santarém: Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Escola de 1º Ciclo de São Domingos, Escola de 1º Ciclo de Pernes, Escola do 1º Ciclo dos Leões, Centro Escolar Salgueiro Maia 1º Ciclo e Escola Básica 2/3 Mem Ramires e Escola do 1º Ciclo Combatentes (encerraram no período da tarde).

Concelho de Salvaterra de Magos: Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos.

Concelho do Entroncamento: Escola Secundaria do Entroncamento, Escola Dr. Ruy  d’ Andrade, Escola Básica 1 da Zona verde, Escola Básica 1 António Gedeão e Jardim de Infância Sofia Mello Breyner.

Concelho de Alcanena: Escolas de Alcanena e Escola do 1º Ciclo de Minde.

Concelho de Rio Maior: Escola Secundária de Rio Maior e Centro Escolar nº 1.

Concelho de Torres Novas: Sede do Agrupamento Dr. Artur Gonçalves, Escola Secundária Maria de Lamas, Escola  do 1º Ciclo de Santa Maria e Jardim de Infância de Santa Maria, Centro Escolar Visconde S. Gião, Centro Escolar de Assentiz e Chancelaria e Centro Escolar da Meia Via.

Concelho de Coruche: Escola Secundária de Coruche, Centro Escolar de Coruche e Escola Básica Dr. Armando Lizardo.

Concelho de Ourém: Escola do 1º Ciclo das Caxarias- encerrou no período da tarde.

Concelho da Azambuja (Âmbito de intervenção do STFPSSRA): Centro Escolar das escolas do 1º Ciclo da Azambuja e Escola Básica 2/3 Manique do Intendente.

Os encerramentos e os estabelecimentos de ensino assegurados apenas pelos serviços mínimos revelam a enorme unidade e adesão dos trabalhadores não docentes à greve, podendo claramente afirmar-se que no distrito de Santarém o sector paralisou a 20 de Fevereiro de 2015.

A USS/CGTP-IN saúda os trabalhadores e trabalhadoras não docentes em greve por melhores condições de trabalho, contra a falta de pessoal e precariedade, pela reposição das 35 horas semanais de trabalho, contra a municipalização do ensino e pela defesa da Escola Pública e de Qualidade e saúda o STFPSSRA pelo trabalho desenvolvido para o sucesso da greve.

Apela ainda a USS/CGTP-IN aos trabalhadores não docentes para que não desistam da sua luta e que no próximo dia 7 de Março participem também eles na manifestação contra a exploração e o empobrecimento que a USS/CGTP-IN e os diversos Sindicatos vão promover pelas 15 horas na cidade de Santarém.

Deixar uma resposta