Greve na Função Pública: intensifica-se a unidade e a luta pelas 35h

servidores-federais-greve-20120809-01-size-598

Como é do conhecimento público, hoje, os trabalhadores da administração pública cumprem uma greve de 24 horas como forma de reivindicação pela reposição imediata e para todos os trabalhadores da administração pública do horário de 35 horas semanais.

A greve convocada pela Federação dos Sindicatos da Função Pública e pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses regista uma enorme adesão por todo o País, mesmo em serviços onde as adesões a formas de luta costumam a ser menos expressivas.

No distrito de Santarém foram diversos serviços públicos que ficaram reduzidos a serviços mínimos ou até mesmo encerrados, sendo de destacar a adesão dos enfermeiros no Hospital Distrital de Santarém que atingiu os 94%, a adesão dos enfermeiros no Centro Hospitalar do Médio Tejo- Hospital de Tomar que registou 80%, a adesão nos HDS dos restantes trabalhadores que esteve próxima dos 100%, do CHMT- Hospital de Tomar que referente aos restantes trabalhadores registou uma adesão de 80%, Hospital de Abrantes com uma adesão de 55%, Centro de Saúde Almeirim com adesão de 100% de técnicos e administrativos, Centro da Segurança Social em Torres Novas com as portas encerradas e mais de 40 escolas encerradas por todo o distrito.

Entre as Escolas Encerradas dar como exemplo a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado- Santarém, a Escola Secundária Maria Lamas- Torres Novas, a Escola Secundária de Benavente e a Escola Secundária Marquesa da Alorna- Almeirim.

O sucesso da greve reflete-se nos dados da adesão. Um sucesso que é força da expressão do descontentamento da reivindicação dos trabalhadores da Administração Pública para que lhes seja devolvido aquilo que lhes foi retirado injustamente.

A USS/CGTP-IN vem ainda pelo presente saudar todos os trabalhadores que hoje abdicaram de um dia de vencimento para mostrar que a luta não está dependente de cor política mas sim da justiça das reivindicações.

É com expectativa e com consciência que a luta continuará enquanto não forem cumpridas as promessas realizadas em campanha eleitoral que a USS/CGTP-IN e os trabalhadores do distrito de Santarém vão aguardar que o Governo seja sensível à vontade dos trabalhadores e que rapidamente seja implementado o horário das 35 horas para todos os trabalhadores da administração pública e num futuro próximo que o mesmo seja aplicado ao sector privado.

Deixar uma resposta