1º de Maio 2016 é em Santarém!

1 Maio é em Santarém

Passados 130 anos dos trágicos acontecimentos em Chicago que levaram à declaração do 1º de Maio como dia Internacional do Trabalhador e no ano em que se comemoram o 40º Aniversário da União dos Sindicatos do Distrito de Santarém de Santarém (USS/CGTP-IN), esta estrutura sindical irá mais uma vez realizar as comemorações distritais do 1º de Maio na cidade de Santarém.

Sendo o actual cenário político diferente daquele que o País e os trabalhadores atravessaram nos últimos quatro anos, o que já permitiu aos trabalhadores recuperarem direitos, a USS/CGTP-IN defende que continua a ser importante que os trabalhadores do distrito de Santarém se mobilizem para a luta e que em conjunto com os seus sindicatos façam um grande 1º de Maio na cidade de Santarém.

Hoje a luta não tem carácter de protesto, mas sim de reivindicação e visa repor e reconquistar direitos e sempre que possível conquistar novos direitos.

Se há memória que o passado recente nos permite reter é que vale sempre a pena lutar. Foi com a luta que foi possível derrotar aqueles que durante quatro anos infernizaram e roubaram os trabalhadores, foi com a luta que foi possível repor salários e pensões e será com a luta que os trabalhadores vão construir, também, um distrito mais justo e igual para todos os que trabalham ou trabalharam uma vida inteira.

Apela por isso a USS/CGTP-IN aos trabalhadores do distrito de Santarém para que no próximo dia 1º de Maio, participem activamente nas comemorações distritais do 1º de Maio a realizar-se na cidade de Santarém.

Comemorações que decorrerão entre as 10.30h e as 18.30h no Jardim da República e que contarão com actividades dedicadas aos mais jovens (insuflável, pinturas, jogos, etc), uma exposição alusiva aos 40 anos da USS/CGTP-IN,  um concerto de musica popular portuguesa, uma tasquinha permanente e intervenções político-sindicais.

Em especial a USS/CGTP-IN apela aos trabalhadores que participem no Desfile/ Manifestação que irá arrancar da Avenida dos Forcados Amadores (Junto à Segurança Social) com destino ao Jardim da República.

Para além do significado histórico do 1º de Maio, significado esse que não pode ser ignorado no distrito de Santarém onde muitas das vezes foi o dia escolhido pelos trabalhadores para lutarem por melhores condições de trabalho, neste ano de 2016, fazer um grande 1º de Maio em Santarém, significa que os trabalhadores do distrito não baixam os braços e que vão continuar a lutar para que lhes seja devolvido tudo o que lhe foi retirado. Significa que os trabalhadores não desistem de fazer cumprir Abril, não desistem de defender os seus direitos.

Por tudo isto a USS/CGTP-IN considera que o 1º de Maio de 2016 será um grande dia de convívio e luta, por tudo isto a a USS/CGTP-IN considera que o 1º de Maio é em Santarém!

Deixar uma resposta