8 de Março: O dia em que a Nobre em Rio Maior parou.

SAM_1750

Realizou-se esta tarde, em Rio Maior, a greve e a manifestação dos(as) trabalhadores(as) da empresa “Nobre”. Uma manifestação que contou com cerca de 400 trabalhadores, na sua grande maioria mulheres.

O protesto que se realizou pelas 16h junto às instalações da empresa e pré-aviso (entre as 13h e as 24h) fizeram com que a maior parte das linhas de produção não estivesse em funcionamento ao longo da tarde, sendo exemplo evidente a paragem total da linha de fatiados.

Os(as) trabalhadores(as) seguiram em protesto até à Câmara Municipal de Rio Maior, onde se concentraram e onde uma delegação sindical foi recebida pela Presidente da Câmara, a quem pediram solidariedade e compromisso politico para consciencializar a administração da empresa para a necessidade da resolução dos problemas dos trabalhadores e cumprimento da lei laboral.

Os motivos da greve e do protesto estão essencialmente: os baixos salários (maioritariamente o salário mínimo), a ausência de subsidio de frio (forma de compensar a penozidade de trabalhar em temperaturas negativas), a precariedade generalizada (existindo casos de trabalhadores a trabalharem há 15 anos com contratos a termo incerto), o desrespeito pelas categorias profissionais (aplicação de uma categoria à generalidade dos trabalhadores independentemente das suas funções) e o não cumprimento da lei por parte da empresa em matérias tão elementares como a atribuição de horas para amamentação a trabalhadoras lactantes ou a inserção da meia hora de almoço no horário de trabalho dos trabalhadores em horário continuo.

Uma manifestação emotiva e reivindicativa, que contou com a participação de muitas mulheres e muitos jovens empenhados em defenderem os seus direitos, onde houve ainda espaço para individualmente os trabalhadores darem publicamente o seu testemunho. Salientar a trabalhadora que com o seu filho de 16 meses ao colo disse: -”Estamos aqui por eles (filhos), para que tenham uma vida melhor. Os nossos filhos merecem tudo”.

Na manifestação e em solidariedade com os trabalhadores esteve o deputado do PCP, António Filipe.

A USS/CGTP-IN aproveita esta comunicação para saudar os(as) trabalhadores(as) da empresa “Nobre” em Rio Maior pela sua coragem e unidade. Esta foi sem dúvida a mais bela forma de “comemorar o dia 8 de Março” que podiam ter decidido, pois reivindicar a igualdade e o respeito é a melhor forma de fazer valer os valores emanados do Dia Internacional da Mulher.

Exalta, ainda, os(as) trabalhadores(as) da Nobre a participarem na manifestação de mulher convocada pelo MDM no dia 10 de Março, na Manifestação Nacional da Juventude a 28 de Março e no 1º de Maio em Santarém. Locais onde poderão levar mais longe a sua luta e justas reivindicações.

Deixar uma resposta