SNTCT assina Acordo Colectivo de Trabalho com CTT

IMG_20131022_081444_0

O SNTCT, sindicato filiado na CGTP-IN e sindicato com maior representatividade dos trabalhadores dos CTT, assinou esta semana o novo Acordo Colectivo de Trabalho dos Trabalhadores dos CTT.

A USS/CGTP-IN saúda a assinatura deste acordo que significa a manutenção da maioria dos direitos e das  condições de trabalho dos trabalhadores dos CTT.

Recordamos que a empresa aquando da sua privatização tomou a iniciativa de pedir a caducidade do Acordo Colectivo em vigor.

O SNTCT em comunicado alerta no entanto que nem tudo foram vitórias e que alguns direitos não foi possível manter no Acordo agora assinado.

Convém relembrar que num cenário de bloqueio à contratação colectiva por parte do governo e do patronato, o pior que poderia ter acontecido aos trabalhadores dos CTT era o não ter havido acordo para assinatura do Acordo de Empresa.

Nesse cenário os trabalhadores ficariam em grande parte abrangidos pelo Código do Trabalho o que seria imensamente prejudicial para os trabalhadores dos CTT.

Convém também lembrar, que ne generalidade o acordo é positivo e que é uma vitória só possível porque em muitos locais de trabalho, os trabalhadores dos CTT deram apoio ao SNTCT e desencadearam várias acções de luta que se traduziram em mais força do Sindicato também na mesa negocial.

Para conhecer o Acordo de Empresa click AQUI.

Deixar uma resposta