Comemora-se neste ano de 2013 o centésimo aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal.
Álvaro Cunhal não foi só um democrata, um combatente pela liberdade e destacado anti-fascista, mas também acérrimo defensor dos direitos dos trabalhadores.
Esteve ainda fortemente ligado à construção do Movimento Sindical Unitário tal como o conhecemos hoje.
Se hoje a CGTP-IN é a Central Sindical de Classe dos trabalhadores portugueses, isso em muito também se deve à perspectiva e ao contributo de Álvaro Cunhal.
Quando outros capitularam Álvaro Cunhal entre outros democratas de onde se destacavam os militantes comunistas até pelo facto de todos os outros partidos se terem auto-dissolvido, defenderam que a resistência ao Estado Novo deveria também ser dentro das estruturas do regime.
Com esse contributo foi possível aos trabalhadores conquistarem as direcções de Sindicatos que na altura eram corporativos e ligados ao regime fascista e foi possível aos trabalhadores fundarem a sua Central de Classe, a CGTP-IN.
Tendo já a CGTP-IN homenageado Álvaro Cunhal e tendo este igualmente uma participação importante no distrito relativa ao desenvolvimento da reforma agrária, a USS/CGTP-IN irá igualmente participar nas comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal.
Irá então a USS/CGTP-IN organizar um debate no dia 13 de Setembro em Santarém.
Apelamos ainda à visita à Exposição “àlvaro Cunhal, Vida, Pensamento e Luta” que irá estar patente no Pátio da Galé- Lisboa, até ao próximo dia 2 de Junho.