Arquivos de 26 de Maio de 2026

PLENÁRIO DO SUCH NO HOSPITAL DE SANTA CRUZ, EM CARNAXIDE, CONFIRMA MAIS UMA VEZ A REJEIÇÃO DOS TRABALHADORES AO PACOTE LABORAL!

Os trabalhadores do SUCH afectos ao serviço de nutrição do Hospital de Santa Cruz, concretamente da cozinha, refeitório e bar do Hospital, estiveram reunidos em plenário.

Além de terem feito um ponto de situação do processo reivindicativo em curso para a revisão do Acordo de Empresa, caracterizado pela intransigência da empresa, existindo, no entanto, uma última reunião de negociação entre as partes agendada para breve, foram novamente abordadas as medidas profundamente gravosas para os trabalhadores constantes do pacote laboral aprovado pelo Governo e já entregue na Assembleia da República.  

Mais uma vez ficou clara a rejeição dos trabalhadores do SUCH às propostas do Governo, bem como a sua disponibilidade para lutar em defesa dos seus direitos, dos salários e da contratação colectiva na empresa. 

TRABALHADORES DO SUCH NO HOSPITAL FERNANDO FONSECA, REUNIDOS EM PLENÁRIO, FAZEM PONTO DE SITUAÇÃO DA REVISÃO DO ACORDO DE EMPRESA E APROVAM A ADESÃO À GREVE GERAL!  

Realizou-se um plenário de trabalhadores do SUCH afectos à lavandaria e à manutenção do Hospital Fernando Fonseca, na Amadora. Foi feito um ponto de situação da negociação da revisão do Acordo de Empresa para 2026, nomeadamente do impasse nas negociações, fruto da postura intransigente da Administração da empresa, que tem vindo a insistir em não estar disponível para qualquer aumento salarial para além dos já processados, não pretender alargar a abrangência do subsídio de risco às categorias profissionais ainda não abrangidas, nem iniciar um processo de redução do horário de trabalho até às 35 horas. Os pré-avisos de greve emitidos para os dias 17/04 e 01/05 tiveram uma enorme adesão por parte dos trabalhadores, deixando clara a insatisfação reinante no seio dos mesmos.

Os trabalhadores reunidos aprovaram, por unanimidade, a adesão à greve geral contra o pacote laboral!

SINDICATO DE HOTELARIA DO SUL PRESENTE NA RENOVAÇÃO DO PROTOCOLO ENTRE A CGTP-IN E A CUT-BRASIL!

O Sindicato de Hotelaria do Sul marcou presença, na passada segunda-feira (18/05), na cerimónia de renovação do protocolo de cooperação sindical entre a CGTP-IN e a CUT-Brasil, as maiores organizações sindicais de Portugal e do Brasil.

O protocolo reforça a cooperação mútua e o apoio aos trabalhadores migrantes dos dois países, assumindo particular importância num momento em que residem em Portugal mais de 400 mil trabalhadores brasileiros, a maior comunidade imigrante no nosso país.

Após a cerimónia, realizou-se um encontro com dirigentes e delegados sindicais de nacionalidade brasileira, bem como com camaradas responsáveis pelo trabalho junto dos imigrantes.

A delegação do nosso Sindicato integrou o Camarada Abner Florentino, de nacionalidade brasileira, delegado sindical dos restaurantes McDonald’s e dirigente regional e nacional da INTERJOVEM, bem como o Camarada Luís Baptista, dirigente sindical e responsável pela frente de trabalho da imigração do Sindicato.

ENCONTRO DE DIRIGENTES E DELEGADOS SINDICAIS EM CASCAIS PARA PREPARAR A GREVE GERAL!

Realizou-se, no passado dia 8 de Maio, um encontro de dirigentes e delegados sindicais que intervêm, entre outros concelhos, em Cascais, Oeiras, Amadora, Sintra e Loures, afectos às zonas sindicais 3 e 5.

O encontro realizou-se na sede da Junta de Freguesia do Estoril e teve como objectivo efectuar uma análise da realidade político-social dos trabalhadores destes concelhos, fazer um ponto de situação sobre a acção reivindicativa e a negociação dos cadernos reivindicativos nas principais empresas abrangidas geograficamente por estes concelhos, bem como traçar o plano de trabalho para a mobilização dos trabalhadores da hotelaria, restauração e turismo, com vista a uma adesão massiva à Greve Geral de 3 de junho de 2026. 

PLENÁRIO DE TRABALHADORES/AS DO REFEITÓRIO DO HOSPITAL DE CASCAIS

No âmbito da preparação e divulgação da Greve Geral de 3 de Junho de 2026, realizou-se um plenário de trabalhadores/as do refeitório do Hospital de Cascais, concessionado à empresa ITAU. O plenário constituiu mais uma oportunidade de esclarecimento sobre as consequências de uma eventual aprovação do pacote laboral no Parlamento, tendo ficado evidente a total rejeição dos trabalhadores à intenção do Governo e dos aprtidos de direita.. Os trabalhadores/as presentes aproveitaram ainda a oportunidade para esclarecer dúvidas relativas ao Contrato Colectivo de Trabalho das cantinas e a outros direitos laborais.

TRABALHADORES/AS DA ASSOCIAÇÃO LUIZ PEREIRA MOTTA REÚNEM EM PLENÁRIOS!

Os trabalhadores da Casa de Santa Tecla e da ERPI de Loures reuniram em plenários nos últimos dias para discutir os problemas sentidos nos locais de trabalho e reforçar a unidade na defesa dos seus direitos. Dos plenários realizados, ficou clara a exigência dos trabalhadores:

• Pelo cumprimento integral do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) das IPSS;
• Contra a intenção da Direcção de retirar a “folga amarela”, um direito conquistado há muitos anos através da luta dos trabalhadores;
• Pela rejeição total do pacote laboral do Governo;
• Pela adesão à Greve Geral de 3 de Junho de 2026.

Os direitos conquistados não podem ser retirados. O pacote laboral é para cair. A luta destes trabalhadores/as vai continuar!

GREVE GERAL 3 JUNHO DE 2026 – DERROTAR O PACOTE LABORAL