Arquivos de Actualidade

EM CIMA DA MESA: GREVE NA CIMPOR EM ABRIL!

alhandra1  alhandra  loule

Comunicado aos trabalhadores da CIMPOR

Os Plenários de Trabalhadores realizados em Souselas, Loulé e Alhandra, nos dias 5, 6, e 7 de Março, respectivamente, concluíram de forma comum: se a proposta da empresa não evoluir satisfatoriamente na próxima reunião de 22 de Março, os trabalhadores avançam para uma greve de três dias no mês de Abril.

A proposta sindical (revisão salarial, redução do horário semanal de trabalho, integração no AE do Plano de Saúde para activos, reformados e familiares e melhoria de direitos e subsídios) foi enviada em 6 de Outubro de 2023 e passados mais de 5 meses, a Cimpor está com uma contraproposta salarial de apenas 4% e nada mais nas restantes matérias.

Se a tudo isto somarmos o descontentamento generalizado face: à retirada dos complementos de saúde a reformados e familiares bem como aos actuais trabalhadores quando passarem à reforma; aos dois despedimentos na Sede e outros processos disciplinares; às tentativas de limitações na marcação das férias e eliminação de tolerâncias; à ausência de respostas a diversas questões, designadamente no serviço de prevenção; compreende-se que as razões para o mal-estar generalizado se estão a ampliar.

Se a Cimpor considera que os seus trabalhadores trabalham bem, então tem de os tratar melhor.

Por isso exigimos que responda positivamente às diversas matérias da proposta sindical.

E em vez de andar a fazer reuniões com directores e chefias, nas três fábricas, a seguir aos Plenários, para conhecer o estado de espírito dos trabalhadores e tentar que “uma mentira repetida muitas vezes” se transforme em verdade (sobre os 4,5% que apresentou e retirou), a empresa deve-se preocupar mais em responder satisfatoriamente às propostas que apresentámos. Se o fizer, por certo, ultrapassará a actual situação de conflito iminente, como já foi colocado ao Conselho de Administração na reunião do passado dia 26 de Fevereiro.

Nos processos negociais conduzidos pela FEVICCOM, os trabalhadores são quem mais ordena. São eles que constroem as reivindicações e têm voz determinante nas decisões.

Reafirmamos a nossa disponibilidade para uma negociação que assegure uma justa solução. Compete agora à empresa dar os passos necessários para que tal aconteça.

A Direcção Nacional
14 de Março de 2024

Trabalhadores da MECÂNICA PIEDENSE (Madeiras) em GREVE

431766065_907947014460164_7091667868355629631_n

Os trabalhadores da MECÂNICA PIEDENSE (Carpintaria), em Almada, iniciaram hoje paralisação de duas horas no início da jornada de trabalho, exigindo da empresa a marcação de reunião para discutir os aumentos salariais e outras matérias laborais.

A LUTA CONTINUA!

Trabalhadores da BA GLASS em protesto!

WhatsApp Image 2024-03-12 at 08.31.49  WhatsApp Image 2024-03-12 at 08.32.20

Fartos das recusas patronais em negociar aumentos salariais dignos, os trabalhadores da BA GLASS protestam nesta quarta-feira, dia 13, junto à fábrica de Avintes!
Vão ainda entregar à Administração um Abaixo-assinado com mais de centena e meia de assinaturas exigindo negociações sérias em relação à proposta reivindicativa apresentada pelo Sindicato (STIV).

A LUTA CONTINUA!

ETERMAR – TRABALHADORES FORÇAM COMPROMISSO DA EMPRESA

WhatsApp Image 2024-02-27 at 12.02.41

Os trabalhadores da ETERMAR, decidiram hoje levar o plenário para a porta da Administração da empresa exigindo resposta ao caderno reivindicativo e à negociação da contratação colectiva aplicável.

Com esta tomada de posição os trabalhadores, que já demonstraram disponibilidade para aumentar o patamar de luta, forçaram a empresa a assumir o compromisso de reunir no próximo dia 5 de Março (terça-feira).

Nesse dia, aguardarão uma resposta concreta de valorização do seu trabalho – junto à porta da Administração – e à necessidade urgente de aumentos significativos de salário.

Decidido conforme o que for colocado pela empresa a continuação da Luta.

Fonte:
STCCMCS / SITE-SUL / STFCMM
27 de Fevereiro de 2024

CONCENTRAÇÃO de reformados, familiares e trabalhadores da CIMPOR 20 DE OUTUBRO – 11H30/13H30 – LISBOA (SEDE DA CIMPOR)

393595877_759098842692370_5635581639064657812_n

No dia 20 de Outubro (6ª feira), entre as 11h30 e as 13h30, junto à sede da Cimpor (Avenida José Malhoa, 22), realiza-se uma Concentração de reformados, familiares e trabalhadores da empresa, para defender o direito aos complementos de assistência na doença que a Administração pretende retirar, a partir desta mesma data, de imediato a cerca de 1.300 beneficiários.

A Cimpor, detida pelo Grupo OYAK (Fundo de Pensões das forças armadas turcas) “justifica” esta decisão com o objectivo de “uniformizar os direitos de todos os trabalhadores”, já que “um grupo pequeno de trabalhadores actualmente activos teriam direito ao benefício”.

Trata-se de um estranho sentido de “uniformização” que baliza todos por baixo; ou seja, retira a todos, em vez de aplicar a todos, um direito que sempre existiu na empresa.

Esta Concentração é de protesto e de exigência de revogação da medida anunciada, em simultâneo com a divulgação pública dos próximos passos a encetar pelos trabalhadores e reformados da empresa. 

A Comissão de Trabalhadores da Cimpor

A Associação de Reformados da Cimpor

Lisboa, 18 de Outubro de 2023

C.M.G. – CERÂMICAS, LDA – GESTÃO DANOSA CONDUZ A DESPEDIMENTO COLECTIVO!

258148659_133900668996599_4128306623965788361_n

A Administração da C.M.G. – Cerâmicas, Lda., em Torres Novas, conduziu a empresa a uma situação de insolvência, de dívidas em cima de dívidas e a um futuro incerto para mais de uma centena de trabalhadores, na maioria mulheres, que em conjunto com o seu Sindicato, tudo fizeram para que a empresa tivesse futuro.

Mas o fim foi agora anunciado através da intenção de despedimento colectivo de 106 trabalhadores, ou seja, a quase totalidade dos actuais funcionários.

A Administração, incapaz de evitar o desastre e sem o querer encarar a tempo, foi hipotecando as instalações fabris como garantia bancária, foi penhorando as máquinas para fazer face às dívidas com a Segurança Social, enquanto atrasava o pagamento dos salários aos trabalhadores sempre na mira de uma encomenda “milagrosa” que estava por chegar… mas que nunca chegou.

Em Dezembro de 2022 avançou com um PER – Processo Especial de Revitalização e em Junho de 2023 com uma declaração de insolvência sem qualquer plano e com os trabalhadores sempre à espera dos salários atrasados.

E nesta 6ª feira, dia 13, depois de muitas desculpas e desejos de boa sorte, veio o patrão anunciar a má notícia aos trabalhadores, como se fossem peças descartáveis de uma linha de produção obsoleta, cheios de doenças profissionais derivadas de mais de trinta anos de casa a trabalhar em más condições e com salários de miséria.

Este é mais um exemplo da forma escabrosa como alguns patrões se comportam e que urge pôr termo urgentemente!

Os trabalhadores cumpriram com os seus deveres!

Por isso, em conjunto com o Sindicato, exigem que o patrão respeite os seus direitos e assuma o pagamento daquilo que lhes é devido!

A Direcção do Sindicato

16 de Outubro de 2023

TRABALHADORES E REFORMADOS DA CIMPOR REJEITAM O CORTE NA ASSISTÊNCIA NA DOENÇA

CIMPOR

A Administração da CIMPOR (Grupo OYAK, da Turquia) anunciou a retirada dos complementos de assistência na doença aos actuais e aos futuros reformados e suas famílias a partir de 20 de Outubro próximo, afectando de imediato cerca de 1.300 beneficiários.

É inadmissível que uma empresa com mais de 135 milhões de euros de lucros líquidos nos últimos quatro anos, pretenda agora retirar um benefício que pertence, por direito próprio, aos seus trabalhadores.

Os trabalhadores da CIMPOR não podem ser usados para a obtenção de resultados e descartados quando se trata de usufruir de benefícios conquistados há décadas.

Por isso, rejeitam os cortes anunciados pelo Grupo OYAK e estão, desde já, a discutir e a aprovar a realização das acções e das lutas necessárias para reverter a medida anunciada pela Administração.

Assumem ainda o apoio a todas as iniciativas que os reformados da CIMPOR venham a levar a efeito para assegurar a manutenção de um direito que a todos diz respeito.

 

A Direcção Nacional da FEVICCOM

25/09/2023

ELEVADA ADESÃO NAS GREVES POR TURNOS no sector corticeiro

IMG-20230712-WA0014 IMG-20230712-WA0017 IMG-20230712-WA0019 IMG-20230712-WA0012

Iniciaram-se hoje as greves pelos aumentos dignos dos salários dos trabalhadores corticeiros.
No turno da manhã as adesões foram superiores a 90%, com produção parada e concentrações à porta das fábricas AMORIM CORK FLOORING e SOCORI.

A Direcção Nacional FEVICCOM

12/07/2023

TRABALHADORES CORTICEIROS AVANÇAM PARA A GREVE ENTRE 12 E 15 DE JULHO PELO AUMENTO DIGNO DOS SALÁRIOS

WhatsApp Image 2023-07-10 at 20.01.44

Em 2022, a facturação do sector da cortiça em Portugal ultrapassou os dois mil milhões de euros.

A Corticeira Amorim somou lucros de mais de 98 milhões de euros em 2022 e no primeiro trimestre de 2023 já acumulou lucros líquidos de quase 24 milhões de euros. Ou seja, cerca de 8 milhões de lucros líquidos por mês! Com tanta riqueza criada, teimam em não querer aumentar devidamente os salários, num sector em que a maioria dos trabalhadores tem um salário base mensal de apenas 868 euros!

Entretanto, o custo de vida não pára de aumentar! A inflação no final de 2022 rondava os 8% sem incluir os custos com a habitação que continuam a disparar, enquanto os preços dos alimentos subiram18,5% entre Fevereiro de 2022 e Fevereiro de 2023 (dados do INE).

Neste quadro, a proposta patronal de 58€ para os salários e 50 cêntimos/dia para o subsídio de refeição, é uma desconsideração para os trabalhadores e representa uma perda real do seu poder de compra!

Por isso, os trabalhadores corticeiros, em conjunto com o seu Sindicato, decidiram demonstrar o seu desagrado e a sua exigência de maiores aumentos salariais, através da greve, por turnos, entre os dias 12 e 15 de Julho, nas seguintes empresas:

-        AMORIM SUBERTECH, SA: 12 de Julho – 10h/12h; 16h/18h e das 22h/24h

-        AMORIM CORK FLOORING, SA: 12 de Julho – 10h/12h; 16h/18h; 22h/24h

-        GRANORTE – REVESTIMENTOS DE CORTIÇA, LDA.: 12, 13 e 14 de Julho –                           10h30/12h; 14h/15h30

-        SOCORI – SOCIEDADE DE CORTIÇAS DE RIOMEÃO, SA: 12 de Julho – 10h/12h e                 17h/19h e 13 de Julho: 00h00/2h30

-        AMORIM CHAMPCORK, SA: 13 de Julho: 14h/16h e 14 de Julho: 04h/06h

-        AMORIM CORK, SA: 13 de Julho: 05h/08h; 13h/17h e 21h/24h

-        AMORIM CORK COMPOSITES, SA: 14 de Julho: 9h/11h e 16h/18h e 15 de Julho:                   04h/06h.

A próxima reunião de negociações realiza-se no dia 14 de Julho, na sede da associação patronal (APCOR), em Santa Maria de Lamas, exigindo-se que a voz e a razão dos trabalhadores seja ouvida e considerada, pois há riqueza bastante no sector para a distribuir condignamente por quem a produz!

A Direcção Nacional da FEVICCOM

10/07/2023

TRABALHADORES DA RAUSCHERT PORTUGUESA, S.A. CONCENTRAM-SE EM PLENÁRIO AO PORTÃO DA EMPRESA

WhatsApp Image 2023-06-28 at 18.28.50 (1)  WhatsApp Image 2023-06-28 at 18.28.50

 

O aumento dos preços veio para ficar, a inflação média chegou aos 8% em 2022 e o último aumento salarial foi rapidamente absorvido pelo aumento do custo de vida que continuamos a enfrentar.

A riqueza criada tem servido para encher os bolsos aos patrões, enquanto a esmagadora maioria dos trabalhadores da RAUSCHERT manteve o seu salário em valores muitos baixos (muitos mesmo, próximos do valor do salário mínimo nacional).

Estamos perante uma desconsideração aos trabalhadores da RAUSCHERT, porque:

À nossa proposta de aumento salarial no mínimo 10% ou 100€ por trabalhador, a Rauschert respondeu apenas com aumentos de 8% nos salários até aos 1000€; 5% até aos 1250€ e 4% para os restantes!

À nossa proposta de retirar o pagamento de 0,40€ pagos respeitantes ao valor refeição, a RAUSCHERT não respondeu!

O acto de gestão da empresa não aumenta o poder de compra e os trabalhadores estão mais pobres a trabalhar!!

Como tal, os trabalhadores da RAUSCHERT, reunidos hoje – dia 28 de Junho de 2023 – em plenário à porta da empresa, exigiram da empresa um – URGENTE – AGENDAMENTO DE REUNIÃO com vista a ser discutido:

  • Aumentos intercalares ainda durante este ano;
  • A valorização da antiguidade e experiência dos trabalhadores mais antigos;
  • E uma verdadeira negociação com a sua estrutura sindical.

 A Direcção do STCCMCS

28/06/2023