O cante alentejano é Património Cultural Imaterial da Humanidade

Cante AlentejanoÉ com enorme alegria e um profundo orgulho que a União dos Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN, em nome dos trabalhadores que representa saúda a decisão do Comité Internacional da UNESCO de inscrever o cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

É o reconhecimento do cante alentejano como “marca referencial de uma das mais características regiões do país, o Alentejo, e forte traço de união e de identidade do seu povo”. Onde o nosso distrito tem um vasto património e uma referência das tradições e do cante que nos encanta com as histórias de vida de um povo solidário.

Somos um povo com história, cultura e uma ligação à terra indissociável dos valores de Abril e de uma Reforma Agrária que trouxe o emprego, a esperança, a dignidade aos trabalhadores agrícolas e ao povo alentejano e que foi celeiro para todo o país.

Um povo que sempre esteve com a CGTP-IN na exigência da valorização dos trabalhadores, dos seus salários, das suas profissões e das suas carreiras profissionais; que não esquece os desempregados quando reclama o direito ao trabalho e ao trabalho com direitos para todos; que reivindica para os jovens a segurança no emprego e uma remuneração justa como princípio fundamental para garantir a permanência entre nós daquela que é a geração mais qualificada de todas; que não abdica de lutar pela defesa dos direitos dos idosos, por um alternativa política de Esquerda e Soberana, nos Valores e Direitos de Abril no Futuro de Portugal.