Arquivos de 22 de Julho de 2015

Resistir e lutar por Portugal mais justo, desenvolvido, soberano e independente

Concentração 22 Julho 2015Cerca de duas centenas de trabalhadores do distrito de Évora juntaram-se aos milhares de trabalhadores que protestaram, esta quarta-feira, dia 22 de Julho, em frente à Assembleia da República, contra a política de direita do Governo PSD/CDS que explora e empobrece quem trabalha, que agravou da legislação laboral, que aumentou as desigualdades e os problemas sociais.

Concentração 22 julho 2015.Nos últimos quatro anos, Portugal esteve submetido ao Programa de Agressão assinado com a troika estrangeira, durante este período, o Governo do PSD/CDS-PP prosseguiu a política de direita levada a cabo pelos Governos anteriores e deu continuidade às medidas de desastre nacional contidas nos Programas de Estabilidade e Crescimento (PEC), agravando todos os problemas causados ao país, aos trabalhadores e ao povo. Ler mais

VAMOS PROSSEGUIR A LUTA

cartaz 22 JulhoContra a exploração e o empobrecimento! Derrotar o Governo – Acabar com a política de direita! No próximo dia 22 de Julho o Distrito de Évora participará na grande concentração junto à Assembleia da Republica às 11 horas.

Sendo certo que o Governo está enfraquecido e continua a sofrer uma progressiva erosão da sua base social de apoio, devido às políticas que tem implementado contra os trabalhadores, o povo e o país, não é menos verdade que tudo tem feito, e vai continuar a fazer, para fugir às responsabilidades, para utilizar todos os meios de propaganda de que dispõe para voltar a prometer e mentir descaradamente.

Por outro lado, perante a perspectiva de poder ser corrido pela luta e o voto dos trabalhadores, o Governo procura acelerar a aprovação na A.R. de um conjunto de leis que visam agravar, ainda mais, o empobrecimento e a exploração de quem trabalha. É preciso travar a continuação da ofensiva. Ler mais

Acampamento pela paz realiza-se em Évora

Acampamento pela pazEste ano o Acampamento pela Paz volta a ser na cidade de Évora, no fim-de-semana de 24 a 26 de Julho, no parque das piscinas municipais. É um evento em que estarão certamente presentes centenas de jovens de todo o País, juntos em defesa dos valores da paz e da solidariedade entre os povos, do 25 de Abril, sempre com muita alegria, música, cultura e desporto.

A Plataforma 40×25 congrega as mais variadas associações (uma das quais a Interjovem/CGTP-IN) que reconhecem a importância de assinalar as conquistas de Abril. À semelhança do ano passado vai organizar o Acampamento pela Paz na cidade de Évora. Ler mais

Vale a pena lutar!

Luta Trabalhadores CM Arraiolo 35 HorasO Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja condenou A Direcção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP) a proceder ao depósito do acordo colectivo que estabeleceu as 35 horas no Município de Arraiolos.

Na sentença, com data de 15 de Junho, o Tribunal deu razão ao Município de Arraiolos, que havia requerido a declaração de nulidade de um despacho da DGAEP, de Abril de 2014, no qual recusava o depósito do acordo colectivo celebrado entre a autarquia e o STAL, impedindo assim a sua publicação.

O Tribunal vem agora anular este despacho e condenar a DGAEP, e por seu intermédio o Ministério das Finanças que a tutela directamente, a proceder ao depósito e à sua consequente publicação do referido acordo colectivo, que estabelece o horário das 35 horas para os trabalhadores do município.

Fonte: STAL