Grande sessão evocativa dos 40 anos do início da Reforma Agrária

Sessão evocativa 40 anos Reforma Agrária - 24 Outubro 2015 Arraiolos 7A União dos Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN realizou hoje em Arraiolos uma sessão evocativa dos 40 anos do inicio da Reforma Agrária que contou com a presença de cerca de 200 obreiros da mais bela conquista da revolução do 25 Abril.

Esta iniciativa começou com um almoço, que proporcionou o convívio fraterno entre os camaradas.

Seguiram-se as intervenções do ex-dirigente do Sindicato Agrícola da e Inter-Sindical – Manuel Vicente, que realçou que foi possível alcançar tamanha conquista, devido à luta heróica e organizada dos trabalhadores agrícolas, em torno das suas reivindicações, nomeadamente a conquista das 8 horas de trabalho.

Já o técnico Agrícola Vitor Rodrigues referiu o papel das 12 Conferências da Reforma Agrária que fizeram a caracterização da situação política e social , prestando contas do trabalho desenvolvido e apresentando propostas reivindicativas de melhoramento do processo revolucionário. Processo este que deixou ensinamentos para a actualidade e a necessidade da realização de uma nova Reforma Agrária.

O Secretário-Geral da CGTP-IN Arménio Carlos, começou por enquadrar as comemorações dos 40 anos da Reforma Agrária, nos 45º Aniversário da CGTP-IN que se assinala. Este processo da Reforma Agrária representou um avanço civilizacional e contribuiu para a garantia de direitos elementares dos trabalhadores, gerando emprego e desenvolvendo o distrito e o Alentejo. Foi referida ainda a situação política gerada pelo resultado das eleições de dia 4 de Outubro, onde a política de direita sofreu uma brutal derrota, impondo-se agora aos trabalhadores a intensificação da luta reivindicativa a partir das empresas e dos locais de trabalho, contribuindo  para a construção de uma política de esquerda e soberana.

A iniciativa terminou com um grande momento cultural, com a apresentação da peça “Reforma Agrária. 40 anos. 3 Vozes do Teatro”, com texto e encenação Luís Varela, um projecto de Álvaro Côrte-Real, Rosário Gonzaga e Victor Zambulo.

">Ver fotografias