SOLUBEMA IMPEDE USO DAS INSTALAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE PLENÁRIO DE TRABALHADORES

PLENÁRIO SULBEMAOs trabalhadores da SOLUBEMA (empresa de mármores) em Vila Viçosa, foram confrontados, no dia 11 Outubro e na hora em que deveria ter inicio, com a recusa por parte da empresa no acesso às instalações solicitadas (Refeitório da Oficina) pela Comissão Sindical para a realização de plenário, legalmente convocado e comunicado, tendo em vista a discussão dos seus problemas e proposta reivindicativa para 2018.

Esta situação, é inédita nesta empresa! Representa uma violação do direito de reunião dos trabalhadores!

Não cedendo às intenções patronais para a realização do respetivo plenário debaixo de um alpendre ou na oficina, por razões de segurança, os trabalhadores não se deixaram intimidar e realizaram o seu plenário junto às instalações administrativas, e exigiram que o Sindicato denuncie tal situação, bem como apresente queixa junto da Autoridade para as Condições de Trabalho.

Os trabalhadores aprovaram a proposta de aumentos salariais para 2018 e de reposição de direitos e iniciaram a recolha de assinaturas para duas petições Nacionais: Uma sectorial para que lhes seja atribuído “ESTATUTO DE PROFISSÃO DE RISCO E DE DESGASTE RÁPIDO – pela antecipação da idade legal de reforma, sem perda de direitos ou penalizações”, promovida pela FEVICCOM, e outra “CONTRA A PRECARIEDADE, PELO EMPREGO COM DIREITOS – para um posto de trabalho permanente, um vínculo efetivo!”, lançada de véspera pela CGTP-IN.