Salário mínimo de 600€ na Novares em Vendas Novas

20180313_185242Na Novares (Key Plastics) em Vendas Novas os trabalhadores conquistam em 2018 um salário mínimo  de 600 euros. Esta notícia surge em Abril depois de o Sindicato ter apresentado  a reivindicação em Fevereiro à empresa.

Tendo reunido com a empresa a 9 de Fevereiro de 2018 o Sindicato SITE Sul apresentou as reivindicações para o ano 2018, de entre as quais constava a necessidade de haver um aumento de salário para todos os trabalhadores.

Valorizando o estabelecimento de um salário mínimo de 600 euros na empresa como era nossa reivindicação, que será pago com retroactivos a Janeiro, lamentamos o baixo nível salarial praticado e a necessidade de que todos os trabalhadores tenham um aumento do seu salário, reconhecendo o seu trabalho e reconhecendo a antiguidade.

Para além desta reivindicação mantém-se ainda a necessidade de um combate efectivo às doenças profissionais, e que os horários de trabalho sejam praticados entre as 0h00 de Segunda-feira e as 24h00 de sexta-feira, integrando no horário de trabalho da laboração por turnos os períodos de refeição, bem como praticando um pagamento adequado do trabalho suplementar.

Valorizamos também a redução da percentagem de trabalhadores contratados através de empresas de trabalho temporário, que tem vindo a ser feita, ainda que lamentado que para tal medida tenha sido necessário um processo em tribunal interposto por uma trabalhadora com o apoio do sindicato em 2017. Reclamamos que os contratos a termo devem tornar-se efectivos, uma vez que existem trabalhadores que desempenha funções permanentes na fábrica há vários anos, mantendo contratos a termo sucessivos.

Sindicaliza-te! Juntos somos mais fortes!