Plenário na Gestamp Vendas Novas confirma avanços

gestampOs trabalhadores da Gestamp Vendas Novas tinham razão quando resistiram à ofensiva das empresas do sector automóvel que tentavam a desregulação dos horários de trabalho em 2017.

Reunidos em Plenário no passado dia 22 confirmaram-se os avanços nas conquistas de direitos e a unidade para o futuro. O ano 2019 iniciou para os trabalhadores da Gestamp com aumento salarial de 30 euros para todos os trabalhadores, passagem de 10 trabalhadores com vínculos precários a efectivos e a criação de um prémio de assiduidade com um valor trimestral de 75 euros.

No último ano de um acordo negociado em 2017 com duração nos anos de 2018 e 2019 estes trabalhadores, fruto da sua unidade em torno do Sindicato SITE Sul demonstraram que tinham razão quando em 2017 rejeitaram todo o tipo de chantagem com o propósito de lhes agravar os horários e demais condições de trabalho, nomeadamente a tentativa de tornar o Sábado como um dia normal de trabalho.

Hoje é possível dar resposta às necessidades de produção, tendo aumentado os postos de trabalho e garantindo o Sábado e o Domingo como dias de descanso semanal. Foi evitada uma redução do valor do trabalho e desregulação da vida dos trabalhadores, bem como aumentaram as produções, os salários, o valor do trabalho extraordinário, entre outras conquistas.

Com a melhoria das condições de trabalho e aumento dos salários, a multinacional espanhola confirmou à comissão sindical que 2018 foi o ano em que a empresa teve melhores resultados desde que está instalada em Vendas Novas, o que significa que a melhoria das condições de vida dos trabalhadores não prejudicou em nada a estabilidade da empresa.