Em 2018, a FEVICCOM/CGTP-IN – Federação dos Sindicatos da Cerâmica, Construção e Vidro enviou às associações patronais do sector dos MÁRMORES e GRANITOS, uma proposta de revisão dos Contratos Colectivos de Trabalho (CCT), reafirmando que deveria ser dada prioridade à negociação das matérias salariais e outras de natureza pecuniária, de forma a responder à redução do poder de compra sentida pelos trabalhadores do sector, face ao aumento crescente do custo de vida.
Resultado da reivindicação, resistência e luta!
Ao longo dos últimos anos, foram várias as iniciativas desenvolvidas pelos trabalhadores, com o apoio dos seus Sindicatos, de apresentação de propostas reivindicativas, dando corpo aos seus legítimos anseios.
Por diversas vezes as associações patronais se recusaram a negociar, chegando mesmo ao ponto de não responder às diversas propostas apresentadas pela nossa Federação.
Fruto da reivindicação, participação, persistência e luta, foi possível iniciar negociações directas, depois da passagem pela fase de conciliação no Ministério do Trabalho.
O aumento de 50 euros mensais, agora acordado com a ASSIMAGRA, com efeitos a 1 de janeiro de 2019, é mais do que justo e rompe com o bloqueio negocial patronal dos últimos anos!
A luta vai continuar pela consolidação do CCT do sector!
Esta importante vitória dos trabalhadores do sector abre caminho para a continuação da luta pela consolidação e republicação do CCT do sector, com todos os seus direitos e garantias!
COM UNIDADE, INTERVENÇÃO E LUTA, OS TRABALHADORES VENCERÃO!
DÁ MAIS FORÇA AO TEU SINDICATO! SINDICALIZA-TE!