Gestamp e AIS com Aumentos de Salários

df13c5d28083eb6f8042ca1501858a2c.0Os trabalhadores destas empresas do distrito de Évora fornecedoras da indústria automóvel conquistaram em 2020 aumentos dos salários e melhorias de outras condições de trabalho, através da luta.

Trabalhadores da Gestamp em Vendas Novas, após a fábrica parada 3h30 em Janeiro, e um processo negocial iniciado em Outubro, chegaram este mês a acordo com a empresa, com vista à melhoria das condições de vida e trabalho no futuro.

Os trabalhadores decidiram aprovar um acordo que representa um crescimento mensal de 50 euros (45 de salário + 5 de refeição), mais um prémio trimestral de 75 euros relativo à assiduidade e o pagamento de 90% das horas trabalhadas ao Sábado a 150% de acréscimo sobre a remuneração normal, mantendo todos os direito conquistados nos acordos anteriores.

Na AIS Portugal em Montemor-O-Novo a intervenção do SITE Sul tem sido sempre o motor da melhoria das condições de trabalho. Em Novembro Sindicato reuniu com representantes da direção da empresa para apresentar as reivindicações para o ano 2020 subscritas por 129 trabalhadores, através de um abaixo-assinado.

Das reivindicações fazia parte a exigência de aumento geral dos salários de todos os trabalhadores em 90 euros, a regularização das categorias profissionais, o fim dos contratos através de empresas de trabalho temporário, entre outras, e constava também a exigência do pagamento do trabalho noturno a partir das 20H00.

Esta medida que sempre foi praticada pelas várias empresas do sector onde os trabalhadores se organizam no seu Sindicato de classe para lutar pelos direitos, passa em 2020 a ser praticada também na AIS Portugal Lda, assim como um aumento de 35 euros do salário, e 40 cêntimos do subsídio de refeição, numa clara cedência às reivindicações sindicais. Mas falta responder a outras questões que continuaremos a exigir, nomeadamente o prémio anual de 1 salário para todos os trabalhadores, dados os bons resultados da empresa.