O 1º de Maio é uma data de afirmação de valores, força e solidariedade de trabalhadores unidos. É uma data que nasceu com a luta de trabalhadores contra a exploração, pelos direitos laborais e sociais, pela dignidade e justiça social.
A União dos Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN vai realizar uma iniciativa para assinalar o 1º de Maio – Dia Internacional do trabalhador, que terá lugar no Templo de Romano em Évora pelas 15h:00 horas, estaremos na rua, garantindo a proteção e o distanciamento sanitário de todos quanto participarão, afirmando o nosso protesto, as nossas reivindicações, a nossa luta.
No 1º de Maio, afirmamos os valores de Abril – Saudamos as lutas de ontem, comemoramos as de agora e as que hão-de vir.
Hoje, vivemos um momento complexo em que a prioridade é salvaguardar vidas e a saúde de todos. O Serviço Nacional de Saúde está sob grande pressão – a dedicação e empenho dos profissionais de saúde têm sido notáveis – mas também importantes são os trabalhadores que asseguram o funcionamento de outros serviços públicos e sociais, bem como aqueles que produzem bens e serviços essenciais.
No dia 1 de Maio vamos ainda no período de manhã a utilização de carros de som, nos concelhos (Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Arraiolos e Évora) onde estavam já definidas atividades, como forma de simbolizar juntos das populações a necessidade de não deixar passar esquecido o dia e contribuindo para a elevação da consciência para a situação atual.
Sem trabalhadores nada funciona!
E num momento em que muitos trabalhadores e suas famílias passam por dificuldades – e os seus direitos são atacados – desde o emprego, aos salários – a CGTP afirma que os trabalhadores não estão sozinhos.