Sindicato da Hotelaria impedido de contactar com os trabalhadores do hotel do Espinheiro

Convento_espinheiro_D2No dia 17 de Maio o sindicato da hotelaria sul em conjunto com a união dos sindicatos do distrito de Évora fizeram uma tentativa de contactar com os trabalhadores do Hotel do Espinheiro em Évora.

Os dirigentes estavam junto a porta de serviço aguardando a saída dos trabalhadores quando foram impedidos e obrigados a retirar-se do espaço onde se encontravam, como senão bastasse foi retirado pela gerente do hotel a documentação de informação sindical das mãos de uma trabalhadora, impedindo que tivesse acesso ao seu conteúdo.

Estarão estes trabalhadores reféns dos patrões? Ou não querem que se denuncie ou organize os trabalhadores a se defender?

Esta situação não é nova por parte do Hotel do Espinheiro. O sindicato da Hotelaria Sul tem conhecimento das ilegalidades laborais a que os trabalhadores estão sujeitos todos os dias pela Direcção do hotel e os que, com dignidade e profissionalismo defendem os seus direitos laborais estão sujeitos á humilhação.Esta estratégia não é estranha ao Sindicato, mas nunca em hotéis com a classificação como é o caso do estabelecimento em causa.

A liberdade sindical é um direito constitucional inscrito no artigo 550 da Constituição da República Portuguesa (CRP). Está, assim, reconhecida aos trabalhadores enquanto condição e garantia da construção da sua unidade para a defesa dos seus direitos e interesses. Lutar pela liberdade sindical, pilar da democracia que ainda continua a ficar à porta de tantas empresas e locais de trabalho.

A situação em que o patrão quer, pode e manda, impõe, atropela e assedia os trabalhadores, não pode prosseguir. O sindicato tem o direito de intervir antes e depois de ter representantes eleitos dentro das empresas.

Não pode continuar a haver complacência com aqueles que nos impedem de agir, de organizar e de sindicalizar! Por mais que tentem, não deixaremos de lutar para afirmar a liberdade sindical como um direito inalienável dos trabalhadores e um alicerce fundamental da democracia portuguesa.

O Sindicato da Hotelaria Sul apela a todos os trabalhadores do Hotel do Espinheiro para não se deixarem intimidar e para se organizarem em torno do seu sindicato de classe para defenderem os seus direitos e lutarem por melhores condições de trabalho e de vida a que têm direito.