CGTP-IN inaugura exposição 50 Anos em Évora

Inauguração da Exposição 50 anos da CGTP-IN ÉvoraA USDE/CGTP-IN inaugurou dia 17 de setembro 2021 em Évora a exposição dos “50 Anos da CGTP-IN com os trabalhadores! Acção e luta, Portugal com Futuro”.

Esta iniciativa vem no seguimento das comemorações dos 50º aniversario da CGTP-IN, uma exposição constituída por vinte e quatro painéis, com imagens que testemunham alguns dos acontecimentos que marcam a história da CGTP-IN e que estará patente ao publico até ao dia 26 de setembro do Edifício Paços do Concelho em Évora.

Da acção nos tempos de monarquia e na primeira República, à resposta em plena noite fascista, a CGTP-IN é herdeira de um movimento que tem como marca indissociável a ligação aos locais de trabalho, enquanto alicerce da resposta organizada aos problemas dos trabalhadores.

Na inauguração estive presente a atual direção da USDE/CGTP, bem como dirigentes, delegados e acivistas sindicais dos diversos sindicatos com intervenção no distrito, ex dirigentes das USDE/CGTP-IN e Valter Loios membro do Secretariado do Concelho Nacional da CGTP-IN.

São estes homens e mulheres independentemente das suas opções partidárias ou religiosas, são acima de tudo pessoas sérias, respeitadas e credibilizadas junto dos seus camaradas de trabalho e dedicadas à causa sindical, a face mais visível dos processos de luta e que contaram com o papel insubstituível de milhares de trabalhadores, nas Greves Gerais, nos 1º de Maio, na acção que em cada sector, em cada empresa, desenvolvemos para defender os direitos, para avançar nas reivindicações, para afirmar alternativas, para colocar o trabalho e os trabalhadores no centro da transformação e do futuro que propomos para Portugal, um País desenvolvido e soberano, com os valores de Abril no futuro de Portugal.

É esta a nossa história, a história da CGTP-IN que há 50 anos nasceu por vontade dos trabalhadores, brotou dos locais de trabalho e organizou a poderosa força dos trabalhadores.

Uma história de que nos orgulhamos, porque nunca pactuámos com o assalto aos direitos e nunca aceitámos as teses do “mal menor”.

Alicerçados nos nossos princípios, herdeiros de um legado de luta das gerações que nos antecederam, olhamos para o futuro certos que a nossa história se constrói todos os dias com a acção e luta dos trabalhadores.

Intervenção de Valter Loios – Membro do Secretariado do CN da CGTP-IN