A luta continua! Maio está na rua!

PHOTO-2022-05-01-16-02-14Grandiosa jornada de luta nacional no dia 1 de Maio, com uma forte participação também no distrito de Évora! A Direcção da USDE/CGTP-IN saúda todo o Movimento Sindical Unitário no distrito e, por seu intermédio, as centenas de trabalhadores que no dia 1 de Maio saíram à rua no nosso distrito e fizeram do Dia Internacional do Trabalhador, uma grandiosa jornada de luta que percorreu as ruas da cidade de Évora entre o Teatro Garcia Resende até ao Largo 1 Maio!

A grande participação dos trabalhadores nas comemorações do 1º de Maio dos 14 concelhos do distrito, demonstra o inequívoco apoio às reivindicações apresentadas e o compromisso de todos em intensificar a luta e acção reivindicativa para a sua concretização.

No final da manifestação o Coordenador da USDE/CGTP-IN Tiago Aldeias exigiu a actualização salarial, garantindo que a central sindical não vai aceitar “que o patronato e o Governo usem a patranha de que os aumentos dos salários provocam uma espiral da inflação”.

A CGTP-IN exige medidas extraordinárias para responder ao aumento da inflação e defende o aumento extraordinário do salário mínimo para os 800 euros a partir de 1 de Julho, porque o aumento realizado já foi absorvido pela inflação, entre outras medidas.

Foi com muita confiança e convicção que afirmámos que não há inevitabilidades e que é possível outro rumo para o país, um rumo que tenha como eixo central a valorização do trabalho e dos trabalhadores, garantia fundamental da melhoria das condições de vida e de trabalho bem como do desenvolvimento do país.

Resolução aprovada