Mobilização e Luta no distrito Évora

A situação dos trabalhadores, das famílias, dos reformados e pensionistas, enfrenta um agravamento brutal. Primeiro à boleia da pandemia, agora com as sanções e a guerra, o que está em marcha é uma tentativa de assalto aos direitos e aos salários, às pensões e aos serviços públicos.

O exige medidas imediatas para aumentar os salários e pensões, travar a especulação, a degradação das condições de vida e a exploração, proteger e reforçar os serviços públicos e as funções sociais do Estado.

Os lucros apresentados pelas grandes empresas e grupos económicos e financeiros, são a demonstração da brutal transferência da riqueza criada pelos trabalhadores para o capital, enquanto os trabalhadores empobrecem e continuam a perder poder de compra. O impacto do aumento do custo de vida faz-se sentir sobretudo entre trabalhadores e pensionistas e outras camadas desfavorecidas da população, nomeadamente as de menores rendimentos.

É neste contexto que se assinala 52 anos da fundação da Intersindical Nacional – CGTP-IN, que em Setembro convocou 1 mês de Mobilização e luta! de 15 de Setembro a 15 de Outubro, sob o lema “Aumento dos salários e pensões – emergência nacional! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos.”

Este mês de luta culminará numa acção convergente no dia 15 de Outubro, sábado, com manifestações em Lisboa e no Porto, pela exigência da resposta imediata às reivindicações dos trabalhadores.