Na sede da Associação Povo Alentejano (APA) em Évora, mais de meia centena de Dirigentes, Delegados e Activistas sindicais participaram na iniciativa que a USDE/CGTP-IN decidiu realizar em torno do 43º aniversário da CGTP-IN, com a realização de um convívio e apresentação da brochura editada pela CGTP-IN em torno da comemoração do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal com a intervenção preferida pelo Álvaro Cunhal no 25º aniversário da CGTP-IN (1995).
Arquivos de usde
COMEMOROU-SE O 43º ANIVERSÁRIO DA CGTP-IN NO DISTRITO DE ÉVORA
19 Outubro GRANDE MARCHA POR ABRIL! COMTRA A EXPLORAÇÃO E O EMPOBRECIMENTO!
Dia 19 de Outubro vamos todos “fazer pontes” por Abril; contra a exploração e o empobrecimento. Estamos todos convocados a participar na grande Marcha!
Este tem de ser um momento alto da convergência da luta contra mais um Orçamento de Estado de austeridade e sacrifícios para os trabalhadores, os jovens, os desempregados, os reformados e pensionistas.
Estás nas nossas mãos, na nossa acção e na nossa luta, a possibilidade de derrotar a actual ofensiva e a política de direita, demitir o governo e levar à convocação de eleições antecipadas.
Inscreve-te nos transportes organizados – telefone: 266737900; e-mail: usde@mail.evora.net
43 Anos COM OS TRABALHADORES
No 43º Aniversário da CGTP-IN dezenas de Dirigentes e Delegados Sindicais do distrito de Évora, realizaram uma enorme acção de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores nas muitas empresas e locais de trabalho do distrito, com a forma de contacto e plenários, no sentido de assinalarmos os 43 anos da CGTP-IN com os trabalhadores.
Foi um dia dedicado à sindicalização e apresentação das propostas reivindicativas da CGTP-IN e dos seus sindicatos para cada local de trabalho de acordo com os problemas concretos e mais gerais dos trabalhadores.
O 43º Aniversário da CGTP-IN no distrito de Évora terá um outro momento importante, com a realização da iniciativa que a União dos Sindicatos do Distrito de Évora (USDE/CGTP-IN) no dia 4 de Outubro pelas 18h na sede da Associação do Povo Alentejano (APA) na Rua 5 Outubro, N 75 (Junto à Sé) em Évora, com a apresentação da publicação lançada pela CGTP-IN com a intervenção de Álvaro Cunhal, proferida no 25º Aniversario da CGTP-IN, com a participação do camarada José Augusto do Secretariado e Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN e seguido de um convívio de dirigentes delegados e activista sindicais do distrito.
Dia 5 de Outubro vamos lutar contra o roubo nos feriados e o trabalho gratuito!
Vamos exigir:
- O pagamento dos feriados de acordo como que foi acordado nos contratos colectivos de trabalho com as associações patronais;
- A revogação da lei que reduz o número de feriados e de dias de férias e o valor do pagamento do trabalho extraordinário.
Dia 19 de Outubro vamos todos “fazer pontes” por Abril; contra a exploração e o empobrecimento. Estamos todos convocados a participar na grande Marcha!
Este tem de ser um momento alto da convergência da luta contra mais um Orçamento de Estado de austeridade e sacrifícios para os trabalhadores, os jovens, os desempregados, os reformados e pensionistas.
A LUTA NÃO VAI DE FÉRIAS
Inserido na campanha, “Este Verão não Esqueçemos” – O desemprego, a exploração, as desigualdades e o empobrecimento dos trabalhadores, dos reformados e aposentados, com que este Distrito está confrontado.
Dirigentes Sindicais da USDE/CGTP-IN levaram hoje a cabo uma acção de contacto e esclarecimento com a população de Évora.
Mais um grande dia de luta 29 JUL. Com a participação de cerca de 500 do Distrito de Évora
Trabalhadores opõem-se à proposta do maior despedimento colectivo de sempre e de aumento da jornada de trabalho da autoria do PSD/CDS.
Dirigentes, delegados e activistas sindicais do distrito de Évora, juntaram-se aos restantes trabalhadores de todo o país e desfilaram, dia 29 de Julho de 2013, do Largo Camões para Assembleia da República manifestando indignação e oposição às propostas do maior despedimento colectivo de sempre e de aumento da jornada de trabalho, propostos pelo Governo PSD/CDS.
Ficou expresso o compromisso também do distrito de Évora, de forma viva e determinada, que a luta prosseguirá para inviabilizar aplicação de tais medidas e as anular, na defesa dos direitos dos trabalhadores da administração pública e do sector privado e das funções sociais do estado.
GOVERNO RUA! ELEIÇÕES JÁ!
É uma vida melhor possível!
A ruptura com a política de direita e o programa de agressão é indispensável!
Uma política de esquerda e soberana é urgente!
Plenário de Trabalhadores da Camara Municipal de Évora – Rejeitam as 40h e a redução dos dias de féria
Rejeitar as 40 horas e a redução dos dias de férias
Conquistas históricas, direitos inalienáveis
O horário de trabalho de 35 horas semanais e 7 diárias, os 25 dias úteis de férias e as majorações em função da idade e da antiguidade são direitos que os trabalhadores da Administração Pública, muito particularmente os da Administração Local, conquistaram através de intensas lutas desenvolvidas e vertidas em lei, em processo negocial amplo e no tempo, com prejuízo da revisão salarial.
Uma forte adesão à Greve no Hospital de Évora
No turno das 00h00 nos Hospital de Évora 62% de enfermeiros fizeram Greve e cerca de 50% de assistentes operacionais (Auxiliares) da Função pública aderiram à GREVE GERAL
É com determinação e confiança que os trabalhadores do Hospital de Évora dizem Basta de Exploração e Empobrecimento! Governo Rua! Mudar de Política! Portugal tem futuro!
Piquete de GREVE na TYCO em Évora
Dirigentes, Delegados e Activistas Sindicais, relizam piquete de Greve, exercendo assim o direitos à greve.
Começou a 100% a GREVE GERAL no Distrito de Évora! Não há recolha do Lixo
Não há recolha do lixo em Évora e Alandroal 100% de adesão neste sector.
É com determinação e confiança que os trabalhadores da Câmara Municipal de Évora e do Alandroal do sector da higiene (recolha do lixo nocturna) disseram Basta de Exploração e Empobrecimento! Governo Rua! Mudar de Política! Portugal tem futuro!
OS TRABALHADORES DA GESTAMP EM VENDAS NOVAS ADEREM À GREVE GERAL

Os trabalhadores da produção na empresa GESTAMP, sector Automóvel do Parque Industrial de Vendas Novas decidem em plenário aderir à GREVE GERAL. “BASTA de Exploração e Empobrecimento! Governo Rua! Mudar de Política! Portugal tem Futuro!”














