<< >>

Eliminar a violência contra as mulheres

Hoje comemora-se o dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Da prostituição à exploração laboral é importante combater todas as formas de violência! Para assinalar esta data o MDM- Movimento Democrático das Mulheres em conjunto com as uniões dos sindicatos do distrito de

Dar expressão à semana de acção e luta 7 a 11 Dezembro em Évora

A Direcção da União dos Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN reunida hoje, dia 23 de Novembro, analisou a situação laboral e social no distrito de Évora e decidiu que é necessário continuar aprofundar a acção sindical e a intervenção nas empresas, nos locais de trabalho

Contrato Colectivo exigido da AIMMAP

Trabalhadores da Fundição de Évora e Embraer, participaram no passado dia 12 de Novembro numa acção de luta desenvolvida pelos Sindicatos da FIEQUIMETAL. Esta acção de luta reivindica o aumento dos salários em 90 euros e a rápida conclusão do processo negocial no sector da metalurgia,

USDE/CGTP-IN vai inaugurar uma nova Casa Sindical

Casa Sindical ÉvoraA União dos Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN vai inaugurar no próximo dia 22 de Outubro a nova Casa Sindical de Évora, sita na Rua da Barba Rala nº 1 Lote 8 no Parque Industrial e Tecnológico (Dentro do polo da Universidade de Évora).

A inauguração do novo espaço de funcionamento da Casa Sindical de Évora tem a expressão de todas as estruturas que a integram e também o âmbito de todos os sindicatos que intervêm no distrito. Ler mais

Combater a discriminação entre enfermeiros hospital Évora

Os enfermeiros a contrato individual de trabalho (CIT) têm menos dias de férias do que os enfermeiros a contrato de trabalho em funções públicas (CTFP).

Esta discriminação não faz qualquer sentido, pois os enfermeiros a CIT trabalham lado a lado com os colegas a CTFP nos serviços, tendo também, naturalmente, as mesmas responsabilidades. Ler mais

Parabéns CGTP-IN – 50 Anos

A 1 de Outubro de 2020 completam-se 50 anos desde que quatro direcções sindicais, representativas e da confiança dos trabalhadores, dos sindicatos dos caixeiros, dos lanifícios, dos metalúrgicos e dos bancários, todos de Lisboa, convocaram a primeira reunião intersindical, que se viria a realizar a 11 de Outubro de 1970. Ler mais

Aumentar salários! Desenvolver o país nas ruas de Évora

IMG_3724-1Direcção da USDE/CGTP-IN saúda todos os dirigentes, delegados e activistas sindicais, que de forma determinada se desdobraram em diversas acções de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores para a concretização da iniciativa realizada ontem dia 26 de Setembro em Évora junto ao largo 1ºMaio. Ler mais

Pelo emprego com direitos na Embraer a luta é o caminho

Roteiro Contra a Precariedade EmbraerOs trabalhadores da Embraer rejeitam as histórias usadas para justificar pressões e chantagens sobre os trabalhadores, tentando que estes aceitem acordos de despedimento, afirma o SITE Sul, apelando a que o problema seja levado para as ruas de Évora no dia 26.

Desde meados de Julho, os trabalhadores da construtora de aviões nas instalações de Évora têm sido confrontados com a imposição de propostas de rescisão do contrato de trabalho (despedimento). Ler mais

Avançar nos direitos é possivel

119632058_1602163793295567_7045398159480292977_oA Habévora EM e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) assinaram, na passada quinta-feira de manhã dia 17 de Setembro de 2020, no edifício dos Paços do Concelho, o Acordo de Empresa que coloca em linha os direitos e deveres dos trabalhadores desta empresa municipal com os dos restantes funcionários da edilidade.

Dia 26 de Setembro todos à da manifestação que terá início às 10H30 junto ao Teatro Garcia Resende até ao Largo 1 Maio em Évora, garantindo a protecção e o distanciamento sanitário de todos quanto participarão, afirmando o nosso protesto, as nossas reivindicações, a nossa luta.

Cresce a mobilização – Aumentar os salários! Desenvolver o País

IMG-20200917-WA0000(1)O SIESI realizou no dia 16 de Setembro várias acções de contacto junto dos trabalhadores que representa no distrito de Évora.

Participou no plenário da EDP junto dos trabalhadores da rede, estes trabalhadores exigem a EDP  que sejam tomadas medidas no que diz respeito às ajudas de custo, formação adequada para este trabalhadores, progressão na carreira e ainda aumentos no subsidio da disponibilidade. Ler mais

26 Setembro manifestação em Évora

Dando cumprimento às decisões do CN da CGTP-IN, a União dos Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN vai realizar uma manifestação que terá início às 10H30 junto ao Teatro Garcia Resende até ao Largo 1 Maio em Évora, garantindo a protecção e o distanciamento sanitário de todos quanto participarão, afirmando o nosso protesto, as nossas reivindicações, a nossa luta. Ler mais

Hospital de Évora recusa reunir com o SEP

109219913_824822678047766_266233066497386794_oO Conselho de Administração (CA) não responde aos pedidos de reunião do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), nem aos pedidos de informação dos enfermeiros do hospital.

O SEP desde 1 de Junho que solicita reunião ao CA do hospital de Évora sem que haja qualquer tipo de resposta ou justificação para não reunir. Solicitámos várias vezes reunião (1 de Junho, 24 de Junho e 26 de Agosto). Ler mais

COVID-19 – Reguengos de Monsaraz

img_900x508$2020_06_18_18_41_32_950074Administração da Fundação falha compromisso assumido com o SEP para contratação de Enfermeiros

Por solicitação do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) reunimos no dia 20/07/2020 com o Conselho de Administração (CA), da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), para análise da situação, decorrente do conhecido surto de COVID-19, no “Lar” nesta instituição. Ler mais