Arquivos de Notícias

Grande encontro Sindical da CGTP-IN

IMG-20211008-WA0003Um Encontro Sindical que abriu portas com um grande momento cultural e proporcionado, através do projecto musical - A Garota Não – e dos bailarinos da Academida de Dança Contemporânea de Setúbal, momentos de beleza e intensidade emocional aos sindicalistas presentes.

O encontro contou ainda com apresentação do livro ” 50 anos de luta com os trabalhadores 1970-2020″, obra da CGTP-IN, coordenado por José Ernesto Cartaxo – apresentação.

Intervenção – Isabel Camarinha SG da CGTP-IN

O Distrito de Évora esteve presente com cerca de meia centena de dirigentes, delegados e ativistas sindicais.

CGTP-IN inaugura exposição 50 Anos em Évora

Inauguração da Exposição 50 anos da CGTP-IN ÉvoraA USDE/CGTP-IN inaugurou dia 17 de setembro 2021 em Évora a exposição dos “50 Anos da CGTP-IN com os trabalhadores! Acção e luta, Portugal com Futuro”.

Esta iniciativa vem no seguimento das comemorações dos 50º aniversario da CGTP-IN, uma exposição constituída por vinte e quatro painéis, com imagens que testemunham alguns dos acontecimentos que marcam a história da CGTP-IN e que estará patente ao publico até ao dia 26 de setembro do Edifício Paços do Concelho em Évora.

Da acção nos tempos de monarquia e na primeira República, à resposta em plena noite fascista, a CGTP-IN é herdeira de um movimento que tem como marca indissociável a ligação aos locais de trabalho, enquanto alicerce da resposta organizada aos problemas dos trabalhadores.

Na inauguração estive presente a atual direção da USDE/CGTP, bem como dirigentes, delegados e acivistas sindicais dos diversos sindicatos com intervenção no distrito, ex dirigentes das USDE/CGTP-IN e Valter Loios membro do Secretariado do Concelho Nacional da CGTP-IN.

São estes homens e mulheres independentemente das suas opções partidárias ou religiosas, são acima de tudo pessoas sérias, respeitadas e credibilizadas junto dos seus camaradas de trabalho e dedicadas à causa sindical, a face mais visível dos processos de luta e que contaram com o papel insubstituível de milhares de trabalhadores, nas Greves Gerais, nos 1º de Maio, na acção que em cada sector, em cada empresa, desenvolvemos para defender os direitos, para avançar nas reivindicações, para afirmar alternativas, para colocar o trabalho e os trabalhadores no centro da transformação e do futuro que propomos para Portugal, um País desenvolvido e soberano, com os valores de Abril no futuro de Portugal.

É esta a nossa história, a história da CGTP-IN que há 50 anos nasceu por vontade dos trabalhadores, brotou dos locais de trabalho e organizou a poderosa força dos trabalhadores.

Uma história de que nos orgulhamos, porque nunca pactuámos com o assalto aos direitos e nunca aceitámos as teses do “mal menor”.

Alicerçados nos nossos princípios, herdeiros de um legado de luta das gerações que nos antecederam, olhamos para o futuro certos que a nossa história se constrói todos os dias com a acção e luta dos trabalhadores.

Intervenção de Valter Loios – Membro do Secretariado do CN da CGTP-IN

Vale a pena lutar

Acção do CESP e dos trabalhadores obriga Pingo Doce a desdizer-se.
 
Perante a denúncia da estrutura sindical do Pingo Doce de que a empresa pretendia obrigar os trabalhadores a descontar no seu salário, ou em banco horas, o tempo utilizado no acompanhamento de filhos menores à vacinação contra a COVID-19, a empresa veio agora em declarações à comunicação social afirmar que iria efectuar o pagamento desse tempo. Ler mais

Sobre a “Agenda do Trabalho Digno e Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho”

Agenda_do_Trabalho_Digno_e_Valorização_dos_Jovens_no_Mercado_de_TrabalhoNa sequência do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, o Governo apresentou um documento sob o lema do trabalho digno e da valorização dos jovens no mercado de trabalho.

Para a CGTP-IN a promoção do trabalho digno exige a revogação de normas da legislação laboral que fragilizam os direitos dos trabalhadores e a efectivação daquelas que, estando plasmadas na Lei, são constante e impunemente violadas. Ler mais

“Formação Profissional e Qualificação”

A CGTP-IN não subscreve o acordo para a formação e a qualificação pois matérias que consideramos fundamentais para os trabalhadores estão ausentes no documento proposto pelo Governo em sede de Concertação Social, para além do carácter insuficiente e por vezes desajustado das medidas avançadas. Ler mais

A Efectivaçäo dos Direitos, Liberdades e Garantias Constitucionais

IMG_20210708_221502No âmbito das comemorações do seu 50 Aniversário da CGTP-IN, realizou-se no dia 8 de Julho na cidade de Matosinhos distrito do Porto um Debate coo tema “A Efectivaçäo dos Direitos, Liberdades e Garantias Constitucionais” que contou com a presença de dirigentes, delegados e ativistas sindicais de todo o Pais. Ler mais

Jornada de acção e luta no combate à precariedade em Évora

IMG_20210708_144520Inserida na Jornada de Acção e Luta que teve início no dia 21 de Junho e durará até 15 de Julho convocada pela CGTP-IN.
O sindicato nacional dos trabalhadores Dos Correios e telecomunicações (SNTCT), realizou hoje em Évora na Praça do Giraldo uma acção de denuncia para exigir que os trabalhadores dos call centers da MEO/ALTICE, VODAFONE, NOS, NOWO e outras, sejam integrados nos quadros da empresa operadora. Estes trabalhadores são contratados por empresas de trabalho temporário (INTELCIA, RANDSTAD, MANPOWER, KELLY SERVIÇO, RHMAIS, VERTENTË HUMANA e outras ) para desempenhar funções para a Altice,Vodafone, NOS, NOWO, no entanto os seus contratos além de precários recebem o SMN, enquanto que um trabalhador nos quadros destas empresas recebe mais do dobro que estes trabalhadores. Ler mais

Trabalhadores Multiauto de Évora participam na Jornada de Acção e Luta

Multiauto ÉvoraNo âmbito da Jornada de Acção e Luta da CGTP-IN, que está a decorrer até dia 15 de Julho, o Sindicato SITE Sul realizou plenário na empresa Multiauto em Évora. O plenário visou esclarecer os trabalhadores sobre questões que se prendem com uma alteração contratual que a empresa pretende efectuar e que não trará nenhuns benefícios aos seu trabalhadores, que vêem assim as suas garantias reduzidas e os horários desregulados. Ler mais

A USDE marcou presença na 8 Conferência Nacional CIMH/CGTP-IN

Realizou-se no passado dia 2 de Junho 2021 a 8.ª Conferência Nacional da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN em Lisboa e que contou com a presença de cerca de 200 Delegados, onde do distrito de Évora estiveram presentes. Ler mais

Sindicato da Hotelaria impedido de contactar com os trabalhadores do hotel do Espinheiro

Convento_espinheiro_D2No dia 17 de Maio o sindicato da hotelaria sul em conjunto com a união dos sindicatos do distrito de Évora fizeram uma tentativa de contactar com os trabalhadores do Hotel do Espinheiro em Évora.

Os dirigentes estavam junto a porta de serviço aguardando a saída dos trabalhadores quando foram impedidos e obrigados a retirar-se do espaço onde se encontravam, como senão bastasse foi retirado pela gerente do hotel a documentação de informação sindical das mãos de uma trabalhadora, impedindo que tivesse acesso ao seu conteúdo. Ler mais