Arquivos de Destaques

Jovens trabalhadores do distrito Évora em luta

25 Março Manifestação Jovens trabalhadoresFoi com coragem e confiança que do distrito de Évora foram jovens trabalhadores dos vários sectores (Público e Privado) e participaram na manifestação realizada hoje, 25 de Março em Lisboa, assinalando assim o dia Nacional da Juventude.

Em luta contra as políticas em que sucessivos governos de PS, PSD e CDS têm empurrado os jovens para os baixos salários, precariedade, desemprego e exploração.

Aqui saudamos todos os trabalhadores e trabalhadoras, jovens e menos jovens, que com coragem e confiança têm lutado e resistido, a partir dos locais de trabalho, pelo aumento dos salários, em defesa do emprego, contra a precariedade e pelo emprego com direitos.

Os impactos sociais e sanitários do surto epidémico da covid-19 exigem do governo uma resposta que vá ao fundo da questão e que impeça o aproveitamento que já está em curso para aprofundar a exploração e o ataque aos direitos e liberdades.

Por isso, os jovens trabalhadores presentes exigem:

A proibição dos despedimentos e a defesa do emprego seguro e com direitos

Aumento geral dos salários em 90€ e do salário mínimo nacional para 850€

O fim da precariedade – para que a um posto de trabalho permanente corresponda um trabalhador com vínculo efectivo

O fim dos horários desregulados e o horário de 35h para todos sem perda de retribuição

A efectivação dos nossos direitos, nomeadamente de maternidade, paternidade e de trabalhador-estudante

A revogação das normas gravosas do Código do Trabalho, nomeadamente o período experimental alargado para 180 dias para trabalhadores à procura do primeiro emprego e a reposição do tratamento mais favorável ao trabalhador

O reforço do investimento nos serviços públicos, nomeadamente no SNS

Condições de saúde e segurança nos locais de trabalho e transportes

Os Jovens trabalhadores assumem aqui intensificar a luta nas empresas e locais de trabalho, por melhores condições de vida e de trabalho, pelas reivindicações específicas e gerais.

Assumimos trabalhar para sindicalizar e organizar nos sindicatos de classe da CGTP-IN.

Construiremos assim uma grande jornada de luta no 1º de Maio, dia do trabalhador, com a força e a vitalidade da juventude!

Com coragem e confiança!

Lutamos pelos nossos direitos!

Vídeos da manifestação