Decorreu durante a tarde de hoje (dia 4 Outubro) o processo negocial na empresa Gestamp Vendas Novas, tendo como ponto de partida a reivindicação do pagamento do subsídio de turno. Após 7 anos sem receberem esta justa compensação pelo trabalho por turnos, os trabalhadores entendem de há muito que este tem de ser reposto o mais breve possível.
Com base nesta justa reivindicação e o caderno reivindicativo já apresentado à empresa em Setembro, para aplicar no início de 2018, os trabalhadores iniciaram um plenário após uma reunião de negociação.
No final do plenário os trabalhadores aprovaram um acordo com a Gestamp Vendas Novas, para vigorar durante 2 anos (2018 e 2019) que inclui de entre outras matérias, a passagem a efectivos de 10 trabalhadores (em cada ano) com vínculos precários, uma aumento salarial mínimo de 30€ em cada ano, o estabelecimento de um salário mínimo de 600 euros em Janeiro de 2018 e a reposição imediata do subsidio de turno, com retroactivos a Setembro de 2017, data de início da negociação.
Para além disto os trabalhadores estão ainda a subscrever um abaixo-assinado exigindo o direito à contratação colectiva, a revogação da norma da caducidade das convenções colectivas, pelo respeito pelas categorias profissionais e progressões nas carreiras.