Reformados exigem aumentos das pensões

ir evoraIntegrada na Ação Nacional  descentralizada que a Inter-Reformados/CGTP-IN e o MURPI decidiram realizar hoje, dia 15 de Janeiro, Évora foi um dos 12 distritos onde decorreu essa ação na forma de Tribuna Pública e pela exigência de aumento de todas as pensões, melhoria dos serviços públicos e condições de vida dignas.

A divulgação e organização da Tribuna em Évora foi feita pela Inter-Reformada/USDE  e pela Federação das Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do distrito de Évora. Participaram mais de 80 reformados, pensionistas e idosos provenientes de vários concelhos do distrito, a salientar a presença de trabalhadores da zona dos mármores, com o pedido de reforma já entregue.

Além das intervenções da IR/USDE , da Federação de Associações de Reformados e do MURPI, houve testemunhos de reformados focando a demora de resposta ao seu pedido de reforma, o não cumprimento da decisão do Tribunal Constitucional sobre a  correção dos erros no cálculo de pensões pedidas em 2012 e atribuídas no ano seguinte, dos efeitos penalizadores do factor de sustentabilidade, o risco do exercício de alguma  profissões, como o trabalho nas pedreiras, a solidariedade entre reformados e trabalhadores no activo.

Na Resolução, aprovada por unanimidade e aclamação, é referido a necessidade de haver alterações no Orçamento de Estado para 2020, quando da sua discussão na especialidade, por não se encontrar nele os avanços enunciados pelo Governo nem as respostas necessárias, justas e urgentes para uma verdadeira autonomia económica e social dos reformados.

No final desta jornada de luta, uma delegação que integrou trabalhadores dos mármores, foi recebida pelo Director da Segurança Social tendo-lhe sido entregue a Resolução aprovada.”