Março, Abril, Maio vão ser meses de intensa luta

8 MarçoEsteve reunida hoje dia 3 Março a Direcção da USDE/CGTP-IN, decidiu que Março, Abril e Maio vão ser meses de intensa luta, de acordo com a analise da situação política sindical no distrito, inserida nas conclusões e documentos aprovados no XIII Congresso da CGTP-IN, bem como a analise desta nova fase na vida política nacional, onde registamos os Avanços e progressos que já se realizaram para os trabalhadores e população em geral, sendo que importa valorizar e consolidar as respostas às aspirações e interesses mais imediatos do povo português.

O XIII Congresso da CCGTP-IN foi um dos maiores e mais participados, que contou com a presença de 12 delegados e cerca de 100 convidados do Distrito, que participaram nos dois dias, comprometendo-se desde logo com as orientações e os desafios que se colocam ao país e aos trabalhadores para os próximos quatro anos.

Com o reforço da organização a partir dos locais de trabalho, com as reivindicações concretas dos trabalhadores, bem como as reivindicações mais gerais como: a revogação das normas gravosas de legislação laboral, uma forte campanha contra a precariedade laboral, valorizar e dinamizar a contratação colectiva; o aumento dos salários e, em particular, o aumento do Salário Mínimo Nacional para os 600€uros, já em 2017.

O dia 8 Março Dia Internacional da Mulher Já está em marcha e nos locais de trabalho com a realizações de plenários, em escolas, Camaras Municipais, IPSS, entre outros, assinalando as razões de luta de todos os dias, estamos afirmar a nossa acção e luta para por fim às discriminações.

Porque este é um dia de luta mas também de comemoração estando a todos e todas que participem no Jantar Comemorativo pelas 19H30 no Monte Alentejano em Évora, com o lema: “Afirmar a Igualdade – Cumprir a Constituição!”

O Dia Nacional da Juventude, assinalado em Portugal no dia 28 de Março, está associado à luta da juventude, desde os piores tempos da repressão da ditadura fascista, em defesa dos seus direitos, melhores condições de trabalho, contra a guerra e pela paz. O 28 de Março é, por isso, um dia de comemoração de toda a juventude, um dia para lembrar a luta e a resistência, sem nunca esquecer que, ainda hoje, continuamos a luta por um futuro melhor, pelo trabalho com direitos.

A USDE/CGTP apela aos sindicatos para reforçarem o seu trabalho e mobilizarem os jovens trabalhadores para a Manifestação Nacional que terá lugar em Lisboa, no dia 31 de Março, para afirmar as suas reivindicações, exigir a adopção de medidas legislativas de combate à precariedade laboral e a resolução de outros problemas concretos que afectam a vida das jovens famílias, bem como reclamar uma mudança efectiva de política, rumo a um Portugal de Futuro!

Vamos comemorar o 25 de Abril e fazer do 1º de Maio e do 130º Aniversários dos trágicos acontecimentos ocorridos em Chicago, em 1886 e que estão na origem das comemorações do Dia Internacional do Trabalhador, uma grandiosa Jornada de luta nacional, também no distrito de Évora!

A nova fase na vida política nacional de mostrou que não existem inevitabilidade, que é possível romper com a política de direita e construir uma política alternativa, de Esquerda e Soberana, por um Portugal com Futuro!

Um tempo que não se compadece com atitudes passivas e expectativas paralisantes, antes reclama uma forte mobilização de todos os homens e mulheres que recusam a política de direita e que participem activamente nas manifestações e comemorações do 1 Maio que no distrito de Évora vão ter lugar em Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Évora.

Nesta nova e desafiante situação do país, a CGTP-IN enquanto Central de classe, unitária, democrática, independente, solidária e de massas, fiel aos seus princípios e compromissos com os trabalhadores, continuará a assumir uma postura clara e inequívoca na afirmação dos valores e direitos de Abril!