UNIDADE E LUTA CONQUISTA E REPÕE DIREITOS NA GESTAMP

Plenário GESTAMP 11/11/16

Em plenário, os trabalhadores da fábrica da Gestamp em Vendas Novas decidiram não realizar a greve de 12 e 14 Novembro, porque a administração mudou a sua postura e foi alcançado um acordo que contempla as principais reivindicações, particularmente aumentos salariais, efectivação de pessoal temporário e compromisso de não realizar despedimentos.

«Unidade e luta trazem conquista e reposição de direitos», congratula-se o SITE Sul, na nota de imprensa sobre as decisões do plenário de hoje, em que participou o coordenador da Fiequimetal e membro da Comissão Executiva da CGTP-IN, Rogério Silva.

O sindicato destaca que a luta e a unidade dos trabalhadores foram fundamentais contra a intransigência negocial da  Administração. Antes da decisão de realizar a greve, a Administração pretendia aplicar apenas 15 euros de actualização salarial, mas acabou por dobrar este valor.

O acordo alcançado responde a justas reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, nomeadamente:
- aumento salarial de 30 euros  para todos os trabalhadores;
- passagem a efectivos de 10 trabalhadores com contratos de trabalho temporário;
- pagamento do trabalho suplementar realizado ao sábado, domingo e feriados com um acréscimo de 150 por cento, em vez de 125;
- subsídio de refeição de 6,50 euros, quando o trabalho for realizado ao sábado, domingo e feriados.

A Administração comprometeu-se a não fazer qualquer despedimento.

O SITE Sul saúda os trabalhadores que, através da sua persistência, da sua acção e da sua luta, com o apoio do seu sindicato de classe, viram as suas justas reivindicações serem reconhecidas. Eles são a prova viva de que vale a pena lutar, pois «quem luta nem sempre ganha, mas quem não luta perde sempre».

Fonte: FIEQUIMETAL