LANÇAMENTO LIVRO DA CGTP-IN EM ÉVORA

Lançamento livro CGTP-IN - II volumeDecorreu hoje, Terça-feira, 29 de Setembro 2016, em Évora, na sede da APA – Associação Povo Alentejano, numa iniciativa da USDE/CGTP-IN – União de Sindicatos do Distrito de Évora, o lançamento do II Volume “Contributos para a História do Movimento Operário e Sindica – 1977 até 1989l”.

Com sala cheia, num espaço simbólico relativo à luta pela Reforma Agrária no Alentejo e Ribatejo, estiveram presentes, José Ernesto Cartaxo que fez a apresentação do livro, Arménio Carlos, Secretário-geral da CGTP-IN e Valter Loios, Coordenador da USDE.

O livro agora apresentado em Évora é resultado de um grupo de trabalho, coordenado por Américo Nunes, que contém testemunhos de vários sindicalistas e das lutas documentadas e de quem viveu intensamente os períodos de grande combate político e sindical em Portugal.

O lançamento deste II volume tem por objectivo também, assinalar “o 46º aniversário da CGTP-IN e os 40 anos da Constituição da República Portuguesa” disse o coordenador da União de Sindicatos do Distrito de Évora, Valter Lóios que destacou a importância dos testemunhos contidos nesta edição que, “sendo do passado, ajuda-nos a projectar o futuro”.

José Ernesto Cartaxo abordou temas diversos do livro, falou da luta heróica de centenas de dirigentes e activistas sindicais e fez uma referência especial a Manuel Vicente e José Soeiro e à Reforma Agrária, afirmando que esta “não é uma questão do passado”.

“Este é também um livro para quem gosta de história contemporânea” que fala da história dos trabalhadores e da consciência de classe”, afirmou.

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, considerou o livro “um projecto sindical único onde a história é contada pelos protagonistas, por aqueles que a viveram, os trabalhadores”.

Para Arménio Carlos, os contributos contidos neste livro, “são também a história do combate por princípios e valores inscritos na Constituição da República Portuguesa, alguns só até à revisão de 1989, como sejam a defesa da reforma agrária, do sector empresarial do estado ou da irreversibilidade das nacionalizações”.

Para a CGTP-IN, o facto deste livro ser da autoria de intervenientes em muitos dos acontecimentos relatados, dá uma perspectiva “importante para os jovens quadros sindicais”, tanto dos aspectos orgânicos das tomadas de decisão que caracterizam a CGTP-IN enquanto central sindical, como dos conflitos e das tensões geradas nas lutas.

A edição deste II volume “Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical – 1977 até 1989”, “obra alicerçada em factos documentados e vividos” é da CGTP-IN, cuja capa contém uma ilustração de José de Almeida, alusiva à Constituição de República Portuguesa e na contracapa, um poema de Armando Rodrigues.