Plenário Sindicatos convoca a 9º Conferência Sindical da USDE

Plenário Sindicatos USDE 2 MarçoPlenário de Sindicatos da USDE/CGTP-IN, esteve reunido durante o dia de hoje 2 Março 2017, analisando o momento político, económico e social que estamos a viver e com particular incidência no distrito de Évora, sendo que valorizamos algumas medidas positivas para os trabalhadores introduzidas ao longo do último ano.

a realidade confirma a necessidade de dar passos firmes e consequentes no combate aos interesses patronais instalados e na resposta às reivindicações dos trabalhadores, à precariedade e na valorização do trabalho.

O Relatório de actividades do ano 2016 aprovado espelha bem a nova fase politica da vida nacional e os avanços dados, avanços e conquistas que só se tronaram possíveis pela acção e luta dos trabalhadores e do povo e numa correlação de forças em que o PS não dispões de um governo maioritário.

O plenário de Sindicatos decidiu convocar a 9º Conferência Sindical da União de Sindicatos do Distrito de Évora, momento maior da estrutura intermédia da CGTP-IN, que coordena e dirige a sua actividade no distrito, para o dia 1 de Junho em Évora, com o lema: “Avançar na Organização, Defender, Repor e Conquistar Direitos – Com os trabalhadores, uma política de esquerda e soberana!”

O plenário de sindicatos analisa que actual realidade confirma a necessidade de dar passos firmes e consequentes no combate aos interesses patronais instalados e na resposta às reivindicações dos trabalhadores, à precariedade e na valorização do trabalho no distrito de Évora.

Fez-se um balanço positivo da acção reivindicativa e a luta desenvolvida no distrito, no plano sectores da administração pública, com fortes expressões nas greves (saúde e educação), sem que no plano da educação existiram no distrito casos de violação do direito à greve, com substituição de trabalhadores em greve e nalguns casos funcionamento de escolas sem a garantia de seguram para as crianças. No plano do Sector privado acção reivindicativa e luta que já deu fruto com aumentos de salários e outros valores remuneratórios na GESTAMP, Metalo-Nicho, Premetal, entre outras, sendo também de registar processos reivindicativos em curso como no sector do comércio, IPSS, Mármores, sector automóvel e aeronáutico.

Foi reafirmado pelos sindicatos que neste quadro, importa intensificar a acção sindical nas empresas e nos locais de trabalho, enquanto factor decisivo para repor e conquistar direitos e construir uma verdadeira alternativa à política de direita imposta ao longo das últimas décadas. Neste sentido vamos ter no distrito de Évora nos meses de Março, Abril até ao 1 Maio, meses de forte acção de contacto, esclarecimento e luta a partir das empresas e locais de trabalho.

A semana da igualdade tem início no distrito de Évora no dia 7 de Março com um plenário e contacto com as trabalhadoras da Corkart e Starcork no parque industrial de Vendas Novas, no dia 8 Março plenário e contactos com as trabalhadoras da AIS em Montemor-o-Novo, Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas e Pingos Doces da cidade de Évora, realizaremos ainda dia 8 Março um Jantar comemorativo no Monte alentejano em Évora, no dia 9 Março contacto com as trabalhadoras da Santa Casa da Misericórdia Vendas Novas e um debate temático “sobre as condições de trabalho da mulheres (assédio moral e doenças profissionais) ”, pelas 17H30 na APA em Évora e no dia 10 Março um plenário para todos os trabalhadores do Hospital Espirito Santo Évora, organizado pelo Sindicato dos enfermeiros Portugueses e pelo Sindicato da Função Pública com o tema “conciliação da vida profissional, com a vida familiar e pessoal. Direitos de maternidade e paternidade”, semana da igualdade que termina na Manifestação Nacional de Mulheres no dia 11 de Março, promovida pelo MDM sob o lema “A voz das mulheres pela igualdade de direitos | Desenvolvimento | Paz”.

O Roteiro da Precariedade que durante o mês de Fevereiro esteve expressão junto dos trabalhadores da TYCO, KEMET, EMBRAER, FUNDIÇÃO de ÉVORA e Call Center da FIDELIDADE e denuncia publica do uso de contratos precários, que ocupam postos de trabalho permanentes, vai ter expressão maior no distrito no próximo dia 14 Março, com uma concentração pela 9H30 nas Portas de Moura em Évora, onde iremos realizar um roteiro de bicicleta por estas 5 empresas que empregam mais 1200 trabalhadores com vinculo precários.

Dia 28 Março vão partir do distrito de Évora, às 11H30 no Rossio de São Braz em Évora e às 12H15 no Pq. Urbano em Montemro-o-Novo dezenas de jovens trabalhadores para a manifestação em Lisboa no dia 28 de Março Dia Nacional da Juventude.

Lutas e acções que vão convergir para o grande 1º de Maio Dia Internacional do Trabalhador, sob o Lema “Valorizar o trabalho e os Trabalhadores”, Jornada Nacional de Luta da CGTP-IN, que no distrito de Évora vai ter expressão em Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Évora, com uma grande manifestação que mobilizará os trabalhadores e população em geral de todo o distrito às 15H30 em Évora.