Trabalhadores da Gestamp rejeitam o Sábado como dia normal de trabalho

GestampNa sequência do que tem sido a unidade dos trabalhadores da Autoeuropa, também na Gestamp Vendas Novas, empresa que tem como principal cliente a AutoEuropa, os trabalhadores em plenário realizado dia 27 de Julho, recusam as pretensões patronais de tornar o Sábado um dia normal de trabalho.

As empresas do sector automóvel têm preparado uma ofensiva pela desregulação dos horários, tendo planeado o trabalho para produzir ao Sábado, pagando com sendo um dia normal, causando assim uma redução do valor do trabalho e desregulando a vida dos trabalhadores do sector.

Os trabalhadores têm apresentado opções, como seja a introdução de um turno de fim-de-semana, com adesão voluntária e novas contratações, sem pôr em causa os direitos e as garantias dos trabalhadores.

À semelhança da Autoeuropa, ao longo dos últimos anos, os trabalhadores da Gestamp corresponderam sempre às exigências de produção que lhes foram colocadas, dando o melhor das suas competências e empenho. Por este motivo, rejeitam todo o tipo de chantagem com o propósito de lhes agravar os horários e demais condições de trabalho.

Os trabalhadores da Gestamp apoiam a luta dos trabalhadores da Autoeuropa, conscientes que este é um ataque a todo o sector automóvel e que exige a unidade de todos os trabalhadores, nomeadamente das empresas fornecedoras da Autoeuropa. Esta é também claramente mais uma tentativa de destruir a contratação colectiva.

Para além disso estes trabalhadores exigem a reposição do subsídio de turno que lhes foi retirado no passado e que é seu legitimo direito.