GREVE ENCERRA ESCOLAS NO DISTRITO ÉVORA

escolas fechadasA União dos Sindicatos do Distrito de Évora, saúda a coragem e a determinação dos trabalhadores não docentes das e escolas e jardins de infância em greve, que por todo o país e por todo o distrito, que aderiram à greve nacional convocada para hoje dia 4 de Maio de 2018 pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

Foram grandes as adesões à greve, ficando assim demonstrado pelos trabalhadores uma grande identificação com as reivindicações da greve, com mais de 15 escolas fechadas em todo o distrito, nomeadamente nos concelhos de Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo, Mora, Borba, Vendas Novas, Reguengos de Monsaraz, Mourão e em Évora nas escolas André Gouveia, André Resende, Gabriel Pereira, Conde Vilalva, Severim Faria e Malagueira.

Os trabalhadores reivindicam, a reposição das carreiras especiais! O ME não pode continuar a desvalorizar a importância das funções de todas as carreiras dos trabalhadores não docentes, tendo de as repor e valorizar funcional e salarialmente.

Exigem A valorização Salarial ! Tendo em conta os baixos salários que os  trabalhadores não docentes, recebem. Há mais de dez anos que se não verifica o aumento anual dos salários.

O fim do recurso ao Emprego Precário! A cada posto de trabalho com funções de carácter permanente deve corresponder um vínculo efectivo.

Uma nova portaria Rácios Que não tenha por base da sua construção o economicismo, mas sim que responda às necessidades efetivas de pessoal e ponha fim à precariedade.

Pôr fim ao processo de municipalização em curso!

Por uma Escola Pública de qualidade e que respeite os direitos dos trabalhadores!

Desta forma apela-se à participação de todos os trabalhadores, encarregados de educação e população do distrito, na Tribuna Pública promovida pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Évora no próximo dia 11 de Maio pelas 17h30 no Largo Luís de Camões em Évora, Por uma Escola Pública de Qualidade!