Grande iniciativa da INTER-REFORMADOS Évora

No passado dia 8 de Maio INTER-REFORMADOS/União de Sindicatos do Distritos de Évora realizou uma iniciativa convívio/debate, que contou com mais de cinquenta reformados.

Os participantes visitaram no Seixal o Eco-museu, o Núcleo Naval e o Moinho de Maré de Corroios, espaços memória de actividades tradicionais daquele concelho.

De entre as actividades do mundo do trabalho tradicionais do concelho, foi possível uma maior informação relativamente à diversidade de embarcações tradicionais que existiram no estuário do Tejo e às suas técnicas de construção artesanais (actividade naval).

Na visita ao Moinho de Maré houve a possibilidade de se conhecer actividade moageira que existiu noutros tempos pelo aproveitamento da energia das marés.

No debate que se seguiu, que contou com a participação de J.Travassos da Direção Nacional da Inter-Reformados e de Luís Leitão da Comissão Executiva da CGTP-IN e Coordenador da União Sindicatos Setúbal, onde foram focados, entre outros, os seguintes aspecto: património/atividades/características do concelho do Seixal, a Inter-Reformados como departamento da CGTP-IN para o trabalho dos reformados, o papel dos reformados como cidadãos activos, a luta dos trabalhadores no activo  por melhores condições de horários de trabalho e melhores  salários e pensões, a luta dos trabalhadores do activo é também a luta dos reformados para a sua melhor qualidade de vida, a importância do exercício do direito de voto e do voto consciente na defesa dos direitos dos reformados.

É tempo de dar dignidade aos reformados e aposentados do nosso país.

Consciente da necessidade de prosseguir e intensificar a luta no final da iniciativa apelou-se à participação dos reformados e pensionistas já na próxima acção de luta  dia 26 de Maio, dia das eleições para o Parlamento Europeu, votar pelo direito dos reformados e pensionista, pelo direito ao  trabalho, contra o neoliberalismo; pela soberania, contra o federalismo; pela Paz, contra a militarização da UE; pela independência e pelo futuro de Portugal. Este é o dia de levar a luta ao voto, rejeitando as políticas responsáveis pelo ataque aos direitos dos trabalhadores e ao desenvolvimento do país e apoiando aqueles que sempre estiveram com a CGTP-IN, com as suas propostas e reivindicações.