Encontro de trabalhadores dos mármores decide acção reivindicativa e luta

Trabalhadores MarmoresO SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICA, CIMENTOS E SIMILARES, CONSTRUÇÃO, MADEIRAS, MÁRMORES E CORTIÇAS DO SUL E REGIÕES AUTÓNOMAS e a FEVICOOM realizaram no passado sábado dia 16 de Novembro em Bencatel (Vila Viçosa) um encontro regional de trabalhadores do sector dos mármores, por este encontro passaram muitas dezenas de trabalhadores no activo e reformados dos mármores e contou também com a presença de Valter Lóios Coordenador da USDE e Arménio Carlos Secretário-geral da CGTP-IN.

Os trabalhadores presentes descreveram as suas condições de trabalhos, bem como as injustiças que são alvos, nomeadamente com o bloqueio por parte das associações patronais da negociação da contratação colectiva e de aumentos dos salários, a falta de condições de segurança e saúde no trabalho, entre outras matérias.

Feita a análise da realidade concreta em que estes trabalhadores realizam o seu trabalho, partiu-se para a construção das reivindicações a apresentar às associações patronais, bem como apresentação das reivindicações em cada empresa.

Os trabalhadores aprovaram o Aumento Geral dos Salários fixando os 850€ de salário mínimo para o sector nas categorias mais baixas, sendo que estas categorias hoje são remuneradas na ordem dos 600€, aumento este que obriga a aumento igual e de forma progressiva em todas as outras categorias da tabela do CCT.

Os trabalhadores decidiram ainda lançar uma campanha ao nível da segurança e saúde nos locais de trabalho, sob o lema “Ou fazemos em segurança, ou não fazemos!”, para exigir melhores condições de trabalho e efectivo combate aos riscos profissionais.

Sobre o regime especial de acesso às pensões, a injustiça com que os trabalhadores estão agora confrontados com penalizações de 14.85%, o que não faz sentido, pois o anterior ministro do trabalho Vieira da Silva comprometeu-se que até ao fim da anterior legislatura que o factor de sustentabilidade era eliminados.

Neste momento o sindicato está a dinamizar um abaixo-assinado para a eliminação do factor de sustentabilidade e por uma nova fórmula de cálculo da pensão, que em semana e meia já recolheu mais de 250 assinaturas, existindo total disponibilidade dos trabalhadores para continuar esta luta e se deslocarem a Lisboa para entregar o abaixo-assinado e alcançar na plenitude a reivindicação que tem mais de 15 anos.

A CGTP-IN através do seu Secretário-geral assumiu:

Na próxima reunião com a Ministra do Trabalho, vai exigir que a promessa do ex-ministro Vieira da Silva seja cumprida e que seja eliminado o factor de sustentabilidade.

Estar ao lado da luta deste trabalhadores pela valorização dos salários, pois os rendimentos auferidos estão longe de corresponder ao que produzem e ás riquezas que criam e continuam a receber muito pouco tendo em conta o tipo de trabalho e os riscos a que estão sujeitos.

A CGTP-IN vai intervir junto das diversas instituições, no sentido de saber quais as medidas que foram implementadas depois do fatídico acidente de Borba.