Organização, intervenção e luta

Com a participação de 52 delegados que representam 11 sindicatos, a Interjovem, e a Inter-reformados, teve lugar no dia 17 de junho a X Conferência Sindical da USDE/CGTP-IN, na Sociedade Recreativa e Dramática Eborense.

A Conferência fez o balanço dos três últimos anos de intervenção sindical no distrito de Évora e perspetivou os objetivos de intervenção nos próximos 3 anos. Tendo como metas a sindicalização de 2 mil trabalhadores, com orgulho no passado de luta dos trabalhadores do país e do distrito projetou-se no futuro o alargamento da intervenção nos locais de trabalho em defesa da saúde, do emprego e dos direitos dos trabalhadores.

A nova direção eleita para os órgãos de direção da União de Sindicatos do Distrito de Évora é uma direção que conta com mais sindicatos, com uma grande renovação e a eleição de um grande conjunto de quadros jovens, garantindo o equilíbrio da experiência de uns com a juventude de outros. Assume-se assim um movimento sindical unitário com futuro.

Ficou também definido para breve a concretização do projeto da nova Casa Sindical do distrito, a partir de uma permanente discussão e reflexão com os sindicatos, que tem permitido aprofundar a reflexão sobre os desafios que estão colocados, com vista ao reforço de uma melhor resposta sindical no distrito .

Foi ainda divulgada uma grande acção de luta no dia 22 de junho enquadrada na semana de luta da CGTP-IN. Uma Marcha/Cordão Humano com trabalhadores garantindo as regras do distanciamento e condições sanitárias, e com o lema: “Queremos trabalhar com saúde, direitos e salários dignos.