26 Setembro manifestação em Évora

Dando cumprimento às decisões do CN da CGTP-IN, a União dos Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN vai realizar uma manifestação que terá início às 10H30 junto ao Teatro Garcia Resende até ao Largo 1 Maio em Évora, garantindo a protecção e o distanciamento sanitário de todos quanto participarão, afirmando o nosso protesto, as nossas reivindicações, a nossa luta.

Está convocado pelo Concelho Nacional (CN) da CGTP-IN uma acção nacional de luta para o dia 26 de Setembro, Sábado, com concentrações e manifestações em todos os distritos e nas regiões autónomas sob o lema “Aumentar os salários! Desenvolver o País“.

Tendo em conta o momento particular que atravessamos e a necessidade de dar respostas no presente que se articulem com a construção de um novo rumo para o país, ganha força e uma importância fundamental o desenvolvimento da acção reivindicativa e da luta.

Não estamos condenados a perder direitos, emprego e remunerações é urgente “Aumentar os salários! Desenvolver o País.“.

Partindo da luta reivindicativa nas empresas e locais de trabalho, o dia 26 de Setembro é uma luta de todos e para todos que convirjam as suas propostas e reivindicações.

Vamos à luta pelo aumento geral dos salários, pensões e do salário mínimo nacional; pagamento da totalidade da retribuição a todos os trabalhadores com cortes salariais;

Vamos à luta pela proibição dos despedimentos; garantia do emprego e do combate à precariedade; garantia de protecção a todos os desempregados; reposição imediata dos direitos dos trabalhadores que no presente quadro foram desrespeitados;

Vamos à luta pela garantia das condições de saúde, segurança e higiene nos locais de trabalho; promoção da contratação colectiva; revogação das normas gravosas da legislação laboral;

Vamos à luta pela redução gradual do horário de trabalho para as 35 horas sem redução de salário;

Vamos à luta pelo investimento nos serviços públicos; resposta aos problemas imediatos que se colocam na área da saúde (nomeadamente a prevenção e tratamento de problemas “não-COVID”), na educação (garantia de que serão reunidas as condições de segurança sanitária, reforço de recursos humanos e apoios pedagógicos acrescidos para que o ensino volte a ser presencial para todos os alunos) e nos transportes (reposição dos serviços nos termos das obrigações de serviço público a que as empresas estão obrigadas).

A Acção de Luta Nacional do dia 26 de Setembro, visa expressar a determinação dos trabalhadores para romper com o novo ciclo de incremento da exploração que o capital tem em desenvolvimento, e dar centralidade à valorização do trabalho como factor determinante para a melhoria das condições de vida e de trabalho e para o futuro do país.

Valorizar o trabalho, aumentar os salários, desenvolver o país!

Defender o emprego e os direitos!