USDE apresenta livro da CGTP-IN no seu 50ª Aniversário

1611585933161No ano em que se assinalam os 50ª Aniversário da CGTP-IN, no dia 21 de Janeiro de 2021, pelas 16H30 nas instalações da Junta de Freguesia do Bacelo em Évora com a presença de Andrea Araujo da Comissão Executiva da CGTP-IN e Armando Farias foi feita apresentação do livro da CGTP-IN,  que contou também com a presença de vários dirigentes do MSU do distrito.

O Livro foi escrito por dirigentes que acompanharam de perto, na CGTP-IN, nos sindicatos, nas uniões, nas federações, nos vários sectores de actividade, as lutas, as iniciativas, os acontecimentos nele abordados, o livro sintetiza e caracteriza no seu subtítulo – “Anos de Saque ao Sector Público e Roubo de Direitos Laborais” – o período cronológico em que se situa, 1990-2003.

Nas dez partes que lhe dão forma, estão contempladas as grandes questões políticas, económicas e sociais que marcaram treze anos de acção sindical protagonizada pela CGTP-IN, a redução do tempo de trabalho, nomeadamente a luta pelas 40 horas semanais, a participação da Central na Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), a defesa das funções sociais do Estado e da justiça fiscal, a criação da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC), as relações internacionais dos trabalhadores portugueses, os congressos, a organização sindical e a compra da sede histórica da CGTP-IN. A última parte põe em evidência as ideias-chave que, no ano em que a CGTP-IN celebrava o seu 25.º aniversário, em 1995, transpareciam dos debates sobre o tema do sindicalismo, problematizando a sua actualidade no caminho percorrido pelo movimento sindical desde o início da década de 1990. Várias imagens de arquivo testemunham algumas das lutas e iniciativas referidas ao longo da obra.

Recordamos que os dois primeiros volumes foram publicados em 2011 (Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: das Raízes até 1977) e em 2016 (Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: 1977 a 1989).