Recolha do lixo nocturna da CM Évora com 90% de adesão à Greve

greve_14080Iniciou-se hoje à 20H e com forte adesão dos trabalhadores da Câmara Municipal de Évora do sector da higiene (recolha do lixo nocturna) a Greve Nacional da Administração Local, engrossando este dia nacional de luta da Frente Comum Sindicatos da Administração Pública.

A resposta destes trabalhadores, demonstra assim uma grande determinação, unidade e coragem, na luta em defesa dos seus direitos e exigem respostas às suas reivindicações:

É URGENTE AUMENTAR OS SALÁRIOS!

Os trabalhadores da Administração Local exigem aumentos dignos! A proposta de aumento de 90 € para todos e a criação nas carreiras do Regime Geral de um índice 100, correspondente a 850 €, representará um importante apoio à economia do País e a exigida mudança de política salarial na Administração Local!

APLICAR O SPI DE IMEDIATO, E COM EFEITOS A DE 1 DE JANEIRO DE 2021!

O Suplemento de Penosidade e Insalubridade (SPI) – apesar de constar no Orçamento do Estado (OE) para este ano – não só não está a ser aplicado num largo conjunto de autarquias, como está a ser atribuído de forma restritiva em muitas delas, penalizando muitos trabalhadores. O STAL exige que o SPI seja aplicado de imediato e com efeitos a 1 de Janeiro de 2021, em todas as entidades autárquicas, e que seja reconhecido que todas as actividades previstas no OE estão sujeitas ao mais alto nível de penosidade e /ou insalubridade.

DIGNIFICAR AS CARREIRAS É GARANTIR QUALIDADE!

E recuperar as mais de 1400 carreiras profissionais destruídas que atirou milhares de trabalhadores para três Carreiras Gerais, tornando regra a polivalência e desrespeitando os trabalhadores pelos conteúdos funcionais.

POR UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO JUSTO! É PRECISO REVOGAR O SIADAP!

Recusamos a operação cosmética que o governo pretende fazer ao actual sistema de avaliação (SIADAP), responsável pela estagnação salarial de mais de 75% dos trabalhadores.

Exigimos ser avaliados por regimes de avaliação – tanto o geral, como os específicos em determinados sectores – que promovam a formação, sejam equitativos, justos, livres de quotas, e que garantam o desenvolvimento profissional de todos os trabalhadores nas suas carreiras!

JUSTIÇA SALARIAL!

Não é possível continuar o caminho de desvalorização da experiência profissional! A correcção da Tabela Remuneratória Única (TRU) é urgente e um imperativo da mais elementar justiça.

SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE! VALORIZAR OS TRABALHADORES!

O que defendemos para a Administração Local assenta na melhoria dos serviços públicos!

Sem o investimento adequado, os serviços públicos continuarão a degradar-se e a colocar em causa as Funções Sociais do Estado!

Rejeitamos este caminho e exigimos políticas que valorizem os trabalhadores!

Comentários encerrados