A USDE marcou presença na 8 Conferência Nacional CIMH/CGTP-IN

Realizou-se no passado dia 2 de Junho 2021 a 8.ª Conferência Nacional da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN em Lisboa e que contou com a presença de cerca de 200 Delegados, onde do distrito de Évora estiveram presentes.

Em nome da Direcção da USDE/CGTP-IN, a sua dirigente Vera Prata dirigiu-se à conferência, que valorizou a “intervenção feita em conjunto com os sindicatos no distrito, a partir das questões concretas nos locais de trabalho, ligadas à luta reivindicativa, nas questões da igualdade, com grande destaque para igualdade salarial, a conciliação entre a vida familiar e profissional, os direitos de maternidade e paternidade, o combate à precariedade, à repressão e descriminação do exercício dos direitos, sejam eles sindicais ou laborais.”

Valorizou ainda “os avanços alcançados na luta pela igualdade também se deram no distrito, entre muitos exemplos gostaríamos de destacar a vitoria das trabalhadoras do Call Center da Fidelidade em Évora, nomeadamente, nas questões da parentalidade onde conseguimos através da nossa intervenção e ajuda ver reconhecido este direito com mais de 20 pedidos aprovados para horários flexíveis.”

“Estes resultados demonstram bem só é possível alcançar estes importantes passos pela nossa persistência e intervenção, a responsabilização de uma camarada por esta frente de trabalho e que em articulação com os sindicatos, vimos que é possível sindicalizar, eleger delegadas sindicais e organizar os trabalhadores para lutar e conquistar direitos.”

No plano da intervenção no distrito de Évora “a igualdade não é colocar trabalhadores contra trabalhadores e sim alargar a consciência que o que nos une é sermos todos classe trabalhadora, que a luta pela igualdade passa inevitavelmente pela luta contra a exploração, contra as discriminações, contra a precariedade. É valorizar os salários, o respeito pelas diferenças, o direito a constituir família, à parentalidade e à amamentação, a luta pelas 35h para todos os trabalhadores.”

No final da sua intervenção a USDE/CGTP-IN comprometeu-se que “é esta a prática que queremos continuar a levar por diante no nosso Distrito. Trabalhando com os sindicatos para que possam responsabilizar camaradas por esta frente de trabalho, reforçar a acção reivindicativa em cada empresa e local de trabalho e assim assumirmos cada vez mais a importância da tarefa e a levá-la à prática, para como o lema indica “Dignificar o trabalho! Defender a Saúde! Avançar na igualdade!”

A Conferência contou com dezenas de testemunhos e com a intervenção de encerramento, da Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.