No distrito de Évora elevadíssima adesão à Greve

Manif 20 NovForte adesão à greve nacional da Administração Pública, dá mais força à manifestação nacional em lisboa do próximo dia 20 de Novembro convocada pela CGTP-IN com o lema “Avançar é preciso! Aumento geral dos salários |35 horas para todos |Erradicar a precariedade |Defender a contratação colectiva”.

Os trabalhadores da Administração Pública, central, regional e local, estão a dar a resposta que o governo merece á miséria dos 0,9% de aumento dos salários para 2022, que o governo quer impor aos trabalhadores da Administração Pública, com elevadíssima adesão á Greve Nacional que hoje está a decorrer, convocada pela Frente Comum de sindicatos da Administração Pública.

No distrito de Évora no sector da Saúde e no Hospital do Espírito Santo, nos turnos da noite e da manhã, são várias as valências que se encontram a funcionar só com serviços mínimos, onde os mesmos têm de ser assegurados, sendo a adesão á Greve de 100%.

No sector da educação e nas escolas da rede pública, a maioria das escolas do ensino secundário e básico encontram se encerradas (sem actividades lectivas), devido á grande adesão á Greve dos trabalhadores não docentes.  Em termos percentuais representa uma adesão de 80%.

No sector da administração local, fica marcada pela forte adesão dos trabalhadores da Administração Local, que levou ao encerramento de muitos serviços e equipamentos municipais, juntas de freguesia, empresas municipais e serviços municipalizados, e pela paralisação da recolha de resíduos, higiene urbana em muitos concelhos do distrito.

Apesar da intensa campanha do governo que procurou com a colaboração dos dirigentes dos serviços em vários casos, convencer os trabalhadores da Administração Pública que a greve não se justificava e dos insistentes boatos postos a circular de que tinha sido desconvocada, podemos afirmar que os trabalhadores se mantiveram firmes na sua predisposição de lutarem por aumentos salariais 90€ para todos, pela recuperação das carreiras, pela revogação do SIADAP e pela eliminação da precariedade e pelos avanços nos seus direitos.

A todos os trabalhadores da Administração Pública que hoje aderiram à Greve Nacional. A USDE/CGTP-IN dirige a sua saudação pela participação nesta grande jornada de luta e apela à sua participação na manifestação nacional em lisboa do próximo dia 20 de Novembro convocada pela CGTP-IN com o lema “Avançar é preciso! Aumento geral dos salários |35 horas para todos |Erradicar a precariedade |Defender a contratação colectiva”.

Este será um momento de grande importância, em que os trabalhadores de todos os sectores de actividade trarão à rua as suas reivindicações concretas, em luta pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho, exigindo a valorização do trabalho e dos trabalhadores e uma política que garanta um futuro melhor num país desenvolvido que dignifique quem trabalha e produz a riqueza.