Todos ao 1º de Maio em Évora

1maio-cartaz_short1 Maio às 14H30 Concentração junto do Teatro Garcia Resende em Évora seguida de manifestação até a Praça 1 Maio em Évora.

A USDE/CGTP-IN convoca todos os trabalhadores, sejam do sector público ou privado, trabalhadores desempregados, jovens trabalhadores independentemente do seu vínculo, reformados e pensionistas e outras camadas da população a participarem 1º de Maio.

Vamos lutar, vamos fazer um grande 1º de Maio momento alto deste processo de luta em curso, uma grande jornada de luta nacional, onde os trabalhadores, unidos e organizados nos sindicatos da CGTP-IN, vão exigir soluções e lutar por melhores condições de trabalho e de vida, pela mudança de rumo que garanta o desenvolvimento do país, a paz e a justiça social.

Levaremos à rua a luta dos locais de trabalho, empresas e serviços, e a exigência de resposta aos problemas dos trabalhadores do distrito e do país.

Num momento em que é preciso travar a escalada da exploração, em que cada vez menos acumulam cada vez mais à custa de quem trabalha e trabalhou e do próprio desenvolvimento do país.

Os salários têm de aumentar. O salário mínimo nacional, cujo aumento o governo apresentou como histórico, é já irrisório para fazer face ao aumento dos preços. Os aumentos salariais conquistados em muitas empresas, não chegam para cobrir o brutal aumento do custo de vida. Os salários que se mantiveram equivalem agora a uma redução efectiva do poder de compra dos que com ele têm de fazer face às despesas do dia-a-dia.

Exigimos o aumento geral dos salários e das pensões, porque só desta forma se pode fazer frente ao significativo aumento dos preços com que já desde final do ano passado os trabalhadores e a generalidade da população estavam confrontados.

O aumento das reformas é essencial para acabar com a situação de pobreza que afecta os reformados e pensionistas. O aumento geral dos salários é determinante para tirar as crianças – os filhos dos trabalhadores – da pobreza. Não aceitamos o aumento da pobreza nomeadamente de quem trabalha.

Vamos à luta! É imprescindível a participação de todos, trazendo à rua, as reivindicações especificas de cada local de trabalho, dando corpo à luta geral por um outro rumo para o nosso país. Com muita confiança, determinação, organização e luta, vamos construir um grande 1º de Maio!

A revolução de Abril constituiu um momento ímpar da história do povo português, um acto de emancipação social e nacional. uma grande afirmação é a data em que celebramos a liberdade, a democracia e os seus valores, com os olhos postos no futuro de um Portugal que se quer desenvolvido e soberano.

O 25 de Abril e as suas comemorações populares este ano, a participação massiva dos trabalhadores e da população em geral, foi sem dúvida uma demonstram de vontade em continuar a lutar por melhores condições de vida e de trabalho, pelo avanço nos direitos, pela valorização dos trabalhadores, afirmando os valores de Abril por um Portugal com futuro.