Semana de luta também com expressão em Évora

A CGTP-IN convocou uma “Semana de Luta nas empresas e serviços | Acções de rua nos distritos”, entre 10 e 17 de Dezembro, com greves, paralisações e outras acções nas empresas, serviços e sectores e Acções de rua nos distritos, com o lema: Aumentar os salários e as pensões | Garantir os direitos

Este objectivo de luta é assumido pelos trabalhadores dos vários sectores do distrito de Évora e que nesta semana vai estar em luta nas formas de plenários, concentrações e greves.

Destaca-se a acção convergente de todos os sectores que se vai realizar no dia 12 de Dezembro em Évora pelas 16h, com um desfile do Largo Luiz de Camões até à Praça do Giraldo.

Destaca-se ainda a greve no dia 13 de Dezembro dos trabalhadores , com concentração em frente à empresa das Águas do Vale do Tejao S.A, pela melhoria dos serviços.

14 de Dezembro – 18h00 – Largo Luiz de Camões – Tribuna do Sindicato dos Professores da Zona Sul pela valorização da Escola Pública.

Os trabalhadores sabem que é possível viver melhor no nosso país e não aceitam o discurso das inevitabilidades. Sabem, também, que precisam de respostas já, ao agravamento da situação por via do brutal aumento do custo vida e, por isso, exigem: o aumento dos salários e pensões no imediato, a fixação de limites máximos nos preços dos bens e serviços essenciais e a aplicação de um imposto que incida sobre os lucros colossais das grandes empresas.

Exigem, ainda, no quadro das reivindicações para 2023 que garantam uma melhor distribuição da riqueza e de uma vida digna para quem a produz:

- O aumento dos salários em, pelo menos, 10% e não inferior a 100€, para todos os trabalhadores;

- A valorização das carreiras e profissões;

- A fixação dos 850 euros para o Salário Mínimo Nacional em Janeiro de 2023;

- A reposição do direito de contratação colectiva;

- 35h para todos e combate à desregulação dos horários;

- A erradicação da precariedade;

- A revogação das normas gravosas da legislação laboral;

- O reforço dos serviços públicos e funções sociais do Estado.

- Não ao aumento do custo de vida!

- Por alterações à Legislação Laboral que garantam os direitos!