A USDE/CGTP-IN elege a sua direcção

No passado dia 16 de Junho com o lema ” Por Abril lutar e avançar por direitos! Um Distrito com futuro!” a União Sindicatos do Distrito de Évora, realizou a sua XI Conferência sindical, onde se debateu os problemas dos trabalhadores dos distrito, bem como as proposta reivindicativas e lo desenvolvimento da luta para a sua resolução.

Foi ainda eleita a nova direcção da USDE/CGTP-IN com 17 membros dos diversos sindicatos que intervém no Distrito para o triénio 2023 – 2026.

No distrito de Évora a luta dos trabalhadores é, como sempre o foi, determinante para concretizar avanços laborais, sociais e políticos. No distrito a mobilização e envolvimento dos trabalhadores em ações e lutas, pelas as suas reivindicações concretas e pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho foi uma constante durante este ultimo mandato.

A luta dos trabalhadores aí está para confirmar o papel determinante, que a luta tem na resistência ao ataque aos direitos e nos avanços laborais, sociais e políticos.

Com a luta foi possível aumentar salários, reduzir horários de trabalho, rejeitar adaptabilidades e bancos de horas e outras formas de desregulação de horários, combater a precariedade e passar ao quadro de efetivos trabalhadores que tinham vínculos precários. Fazer respeitar e aplicar direitos consagrados na contratação coletiva.

No plano da organização, destacamos que no ultimo mandato, sindicalizámos 1569 trabalhadores sendo destes, 186 jovens trabalhadores, elegemos 103 novos delegados sindicais e 17 representantes dos trabalhadores SST.

Neste quadro, o desenvolvimento da ação sindical integrada, a dinâmica reivindicativa e a ação organizada dos trabalhadores nas empresa e serviços, são determinantes para o desenvolvimento da luta, a afirmação dos direitos, liberdades e garantias, a obtenção de resultados e o reforço da sindicalização e da capacidade de intervenção na organização sindical.