Convenções Colectivas e Reivindicações de Empresa Acordadas em 2013

Foram feitos os seguintes acordos:

A.E.- Sidul Açucares: Conteúdo do acordo –Aumento salarial-2,01%; Aumento global, salário mais clausulado pecuniário =2,1%

CCT- Indústria de Bolacha: Conteúdo do Acordo –Aumento salarial- 1,7% com 13,00 euros de aumento mínimo; Aumento global =acima de 2%.Publicado no BTE,Nº12 de 29 de Março de 2013.

CCT- Laticínios: Acordado o aumento salarial de 1,10%. Publicado no BTE, nº17 de 8 de Maio de 2013.

CCT- Moagens de Trigo, Milho e Centeio: Acordado o aumento salarial de 1,9%.Publicado no BTE, nº 19 de 22 de Maio de 2013.

A.E.- Sociedade Central de Cervejas: Acordado aumento salarial de 60 euros  para 3 anos( 25,00 para 2013; 20,00 para 2014; 15,00 para 2015); trabalho suplementar pago nos valores do A.E.; garantido o descanso compensatório; subsídio de laboração continua para 200 euros.

A.C.T. Unicer: Em 19 de Abril foi acordado: Aumento salarial de 12,00 euros, acrescido de mais 2% para os trabalhadores da área de produção; trabalho extraordinário, igual ao da S.C.C. (de 150% para 120%) com descanso compensatório a discutir em próxima revisão do A.E.

A.E.s da Tabaqueira: Na reunião de 2 de Maio de 2013 foi celebrado o seguinte acordo: Aumento salarial de 1,1%; Clausulado pecuniário 1,1%; 50,00 Euros por trabalhador no ato de assinatura; Publicados no BTE, nº 22 de 15 de Junho de 2013.

Caderno Reivindicativo na Refrige. Na reunião de negociação de 14 de Março foi celebrado o seguinte acordo. Aumento salarial de 2,25% a salários que rondem mais ou menos os 1000 euros para baixo e 1,5% para salários que rondem para cima de 1000 euros; 750 euros fixado como salário mínimo na empresa cujo aumento rondará entre os 7% a 9% com as respetivas correções de assimetrias nos salários; clausulado pecuniário diverso atualizado com 2,25%;.

Caderno reivindicativo na empresa Dailidoce. Setor de atividade Bolacha; Nº de Trabalhadores 41; Acordado a reclassificação profissional conforme o CCT para o setor das Bolachas.

Caderno Reivindicativo da empresa Matutano; setor de atividade, Batata Frita; nº de trabalhadores 224. Aumentos salariais entre 0,5% e 0,7%.

Caderno Reivindicativo da Empresa Queijo Saloio; Setor de atividade Laticínios; Nº de trabalhadores, 70. Aumento Salarial 1,10%.

Caderno Reivindicativo da empresa FRISSUL; setor de atividade conservas pelo frio; Nº de trabalhadores 82. Aumento salarial de 2% para trabalhadores que não tenham faltas injustificadas; 1,5% de aumento salarial para trabalhadores que tenham mais que cinco faltas injustificadas; subsidio para encargos com os livros escolares, abrange cerca de 50 trabalhadores; atribuição de um prémio de produção.