Piquete de Greve nos SILOS DE LEIXÕES

Os Trabalhadores dos SILOS DE LEIXÕES vão constituir um piquete de greve à porta da empresa, em Leça da Palmeira, a partir das 8:00h de sexta feira, dia 17 de junho, período em que decorre greve total de 24 horas.

Os membros que constituem o piquete de greve, e restantes Trabalhadores, estarão à porta da empresa para dar nota dos motivos e decorrência desta ação de luta.

GREVE SILOS DE LEIXOES (4)Prevê-se que a paralisação afete todas as cargas e descargas de cereais, nomeadamente o abastecimento à indústria alimentar, de moagens e panificação, e a descarga de navios.

Os Trabalhadores dos SILOS DE LEIXÕES estão há mais de 12 anos sem aumentos salariais e sem contratação coletiva.

Já este ano, devido à iniciativa reivindicativa dos Trabalhadores, a empresa processou aumentos salariais, fora do âmbito da negociação com o SINTAB, que os Trabalhadores consideram insuficientes.

A empresa deu ainda nota de não ter qualquer intenção de aplicar a contratação coletiva que o SINTAB refere como aplicável à atividade, nem qualquer outra, mantendo os direitos circunscritos ao Código do Trabalho, atitude que os Trabalhadores consideram depreciativa em relação ao seu trabalho e provocatória.

A empresa SILOS DE LEIXÕES é uma subsidiária do Grupo Champalimaud, detentora do contrato de concessão da operação de cargas, descargas e armazenamento de cereais no Porto de Leixões. Em 2012, a empresa procedeu ao afastamento do AE da Silopor, a cuja aplicação esteve obrigada por apenas 5 anos após o início da concessão, deixando, a partir dessa data, os Trabalhadores sem a maioria dos direitos que tinham até aí e sem atualizações salariais.