Balanço da greve dos Trabalhadores da NOVADIS – PORTO – NOTA DE IMPRENSA

Os Trabalhadores da plataforma logística da NOVADIS, em Canelas – Vila Nova de Gaia, iniciaram hoje um período de dois dias de greve que se alarga ao dia de amanhã e encosta ao fim de semana, com feriado de S. João, no Porto e outros concelhos da região.

As apreciações feitas nestas primeiras horas de greve mostram que a ação de luta está a ser bem-sucedida, com adesão total dos Trabalhadores sindicalizados, a quem se juntaram alguns outros não sindicalizados, representando uma adesão superior a 75% da massa de trabalho naquela unidade.

Estes “números” validam inequivocamente a justeza da luta e das reivindicações que a sustentam.

O momento da luta impacta ainda mais na operação da empresa, por coincidir com festividades regionais que, habitualmente, representam um crescimento exponencial do consumo de cervejas e outros produtos de bebidas alcoólicas.Pieces of broken glass over white background. Recycling.

O sucesso da ação terá, portanto, forte impacto no abastecimento aos estabelecimentos comerciais (hotéis, restaurantes e cafés) no grande porto, levando à falta de cerveja SAGRES ou HEINEKEN para brindar ao S. João.

O trabalho do Piquete de greve incidirá, durante os dois dias, sobre a observação junto dos clientes (pontos de descarga) no sentido de perceber se a empresa não cairá na tentação de substituir ilegalmente os Trabalhadores em greve.

Lembramos que os Trabalhadores da NOVADIS reivindicam a integração no Acordo de Empresa da Sociedade Central de Cervejas / Heineken, à imagem do que aconteceu aos Trabalhadores das Águas e do hotel do Luso. Reivindicam ainda um maior equilíbrio nas remunerações entre motoristas e ajudantes por entenderem que ambos assumem papel preponderante na execução das tarefas diárias, estando os ajudantes, neste momento, com um salário de apenas 15€ acima do SMN.

Nos últimos dias, os Trabalhadores têm partilhado ainda, com o SINTAB, inúmeras situações de falta de condições de trabalho, quer ao nível da segurança, quer da manutenção da sua dignidade.

Recorde-se que, na terça feira passada, os Trabalhadores foram altamente desrespeitados com uma série de entraves à realização do plenário no posto de trabalho.